Separadores

terça-feira, 15 de março de 2016

"Livros às 4:05" * Partilha de Leituras





A comunidade educativa, pessoal docente e não docente, aceita o convite da biblioteca escolar e, amanhã, dia 16 de março, pelas 16:05h, reúne-se para, ao sabor de chá e biscoitos, num ambiente informal e descontraído, falar de livros e partilhar leituras. Uma iniciativa que visa celebrar o prazer de ler e criar “Elos de Leitura”.


Traga um livro e faça-nos companhia

segunda-feira, 14 de março de 2016

"Ler por aí - da leitura à criação artística" * Exposição de trabalhos




       O Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, ao longo deste ano letivo, leva a cabo, pela segunda vez, o projeto “Ler por aí – da leitura à criação artística”, promovido pelas bibliotecas escolares e pelos docentes de Educação Tecnológica e Educação Visual do 2.º ciclo das Escolas Básicas António Correia de Oliveira – Esposende e de Apúlia. Trata-se de um projeto que tem como principais objetivos a promoção da leitura, a sensibilização dos alunos para a criatividade, através de diferentes práticas artísticas, e a interação com a comunidade em geral.


      No âmbito desta iniciativa, após a leitura e exploração em sala de aula de poemas de António Correia de Oliveira, patrono do Agrupamento, as turmas (dezanove, no total) desenvolveram a criação de um objeto artístico que, durante a Semana da Leitura, estará patente numa exposição, nas instalações do Turismo de Esposende. Neste período, famílias, encarregados de educação e comunidade em geral são convidados a conhecerem os trabalhos realizados, assim como os poemas que estiveram na origem dos mesmos.



domingo, 13 de março de 2016

Gente da minha terra

Segunda-feira. 14 de março, pelas 11.30h, terá lugar a iniciativa “Gente da minha terra", uma homenagem a alguns vultos da cultura esposendense, através de encenações da vida e obra junto dos bustos, num percurso pedestre envolvendo toda a comunidade educativa.

Destacamos a a participação dos alunos do nosso Agrupamento, Joana Praia Silva, do 9.º A e Ivo André Azevedo, do 9.º E, para fazer um tributo ao Poeta António Correia de Oliveira, na Praça do Município.

Aceite o convite e participe neste evento!



Minutos de Leitura - Homenagem ao poeta António Correia de Oliveira

No âmbito da Semana da Leitura, que decorre de 14 a 18 de março, a Biblioteca Escolar convida todos os professores a incluírem, nestes dias, na programação das suas aulas alguns “Minutos de Leitura”.
Aos colegas do 3.º ciclo com aulas ao 1.º tempo de segunda-feira, propomos que leiam um texto da autoria de António Correia de Oliveira, para que todos os alunos do agrupamento possam de alguma forma ter contacto com a sua obra, bem como a nota biográfica que o acompanha.



Nota Biográfica:
António Correia de Oliveira nasceu em S. Pedro do Sul, a 30 de julho de 1879 e faleceu, em Esposende, a 20 de fevereiro de 1960. Publicou os seus primeiros versos na imprensa com dezasseis anos e, aos dezassete, editou o primeiro livro, intitulado LadainhaCasou com Maria Adelaide da Cunha Sottomayor de Abreu Gouveia a 25 de maio de 1912, tendo passado a residir na “Casa de Belinho”, em S. Paio de Antas. Publicou mais de trinta e cinco livros e, em 1933, foi nomeado, pela primeira vez, para o prémio Nobel da Literatura, seguindo-se mais quinze nomeações, o maior número de qualquer português àquele prémio.

Bibliografia: SALEIRO, Raul Azevedo - Do mar à serra, entre os dois, a terra dos nossos Pais, Azevedo Saleiro; Esposende, Junta de Freguesia de Antas, 2010 



Descarregue o ficheiro dos poemas aqui


Semana da Leitura




         De 14 a 20 de março, as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, numa organização conjunta com a Rede de Bibliotecas Escolares do concelho de Esposende, da qual são parte integrante, promovem a Semana da Leitura 2016, proporcionando aos alunos das escolas e jardins de infância e à comunidade educativa e local um conjunto de atividades promotoras da leitura. Destas destacam-se o percurso pedestre “Gente da minha terra”, as “Hora da História”, a Exposição de trabalhos, nas Instalações do Turismo de Esposende, realizados pelos alunos do 2.º e 3.º ciclos, em Educação Visual e Educação Tecnológica, no âmbito do projeto Ler Por Aí”, a Exposição de Fotografias elaboradas pelas famílias que aderiram ao projeto “Sonhar Com Histórias” e a participação de alunos e pais/encarregados de educação no Sarau “Todos os Sonhos do Mundo”, que acontecerá na noite do dia 18 de março, no Auditório Municipal.


Para mais informações consulte o Programa detalhado da Semana da Leitura do Agrupamento.

Conheça o Programa da Semana da Leitura da Rede das Bibliotecas do Concelho de Esposende aqui.