Separadores

quinta-feira, 30 de maio de 2013

CONCURSO GEOCARTOONS

A disciplina de Geografia organizou um concurso bem original para as turmas do 9º ano: cada aluno terá de selecionar o seu cartoon preferido e entregar à professora Maria José Gaifém a sua escolha com uma justificação que o relacione com os conteúdos lecionados. Os cartoons podem ser visto na exposição montada no átrio da Escola ou aqui no blogue. A entrega terá de ser feita até ao dia 4 de junho.



terça-feira, 28 de maio de 2013

MIA COUTO GANHA PRÉMIO CAMÕES 2013




Na segunda feira, 27 de Maio, o escritor moçambicano Mia Couto foi galardoado com o  prémio literário mais importante da criação literária da língua portuguesa. É o segundo autor de Moçambique a ser distinguido, depois de José Craveirinha em 1991.
 Em declaração à Lusa, Mia Couto disse-se "surpreendido e muito feliz" por ter sido distinguido com o 25º. Prémio Camões, num dia que, revelou, não lhe estava a correr de feição. “Recebi a notícia há meia hora, num telefonema que me fizeram do Brasil. Logo hoje, que é um daqueles dias em que a gente pensa: vou jantar, vou deitar-me e quero me apagar do mundo. De repente, apareceu esta chamada telefónica e, obviamente, fiquei muito feliz”, comentou o escritor.
Nascido em 1955, na Beira, no seio de uma família de emigrantes portugueses, Mia Couto começou por estudar Medicina na Universidade de Lourenço Marques (actual Maputo). Integrou, na sua juventude, o movimento pela independência de Moçambique do colonialismo português. A seguir à independência, na sequência do 25 de Abril de 1974, interrompe os estudos e vira-se para o jornalismo, trabalhando em publicações como A Tribuna, Tempo e Notícias, e também a Agência de Informação de Moçambique (AIM), de que foi director.
Em meados da década de 1980, regressa à universidade para se formar em Biologia. Nessa altura, tinha já publicado, em 1983, o seu primeiro livro de poesia, Raiz de Orvalho.

Na nossa Biblioteca podes ler quatro obras de Mia Couto:




Se quiseres ver e ouvir a história "O gato e o escuro" é só clicares.