Separadores

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

ANIVERSÁRIO

A nossa Escola iniciou as atividades letivas no dia 30 de Setembro de 1991. Faz hoje vinte anos. PARABÉNS!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

AVALIAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE LEITURA

Fonte: Público

Em quatro anos há mais 20 por cento de jovens para quem a leitura é importante. Por Clara Viana

Há mais jovens a considerar que a leitura é importante para a sua vida pessoal. Em 2007, entre os que tinham 15 a 24 anos, 30,6% consideraram-na "muito importante". Em Março passado, neste grupo etário, já eram 52,4% os que afirmaram o mesmo. Este aumento da ordem dos 20 % regista-se entre o primeiro e o quinto ano de vigência do Plano Nacional de Leitura (PNL) e frisa-se no relatório de avaliação externa daquele programa.

Os resultados do último Barómetro de Opinião Pública PNL, com um inquérito desenvolvido em Março passado junto de uma amostra de 1257 indivíduos, mostram que é no grupo dos 15 aos 24 anos que se registou um maior aumento entre aqueles que consideram a leitura "muito importante" para a sua vida pessoal. A avaliação externa do plano é feita por uma equipa do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, coordenada por António Firmino da Costa. O primeiro estudo de avaliação foi divulgado em 2008.

O incremento das atividades do PNL no 3.º ciclo, desenvolvido a partir de 2008, é apontado neste estudo, a que o PÚBLICO teve acesso, como um dos "fatores que terão contribuído para a melhoria das competências de literacia dos alunos portugueses" revelada nos últimos testes do PISA, realizados em 2009 ( o PISA é um programa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico que visa medir as competências de literacia dos alunos de 15 anos).

O PNL foi lançado, pelos ministérios da Educação e da Cultura, no ano letivo de 2006/07 e completa agora a sua primeira fase. A sua ação prioritária é a promoção da leitura entre o público escolar, o que tem sido feito sobretudo através da leitura orientada em sala de aula. No relatório indica-se que esta atividade tem uma adesão de 99% nos agrupamentos e escolas do 1.º e 2.º ciclo. No 3.º ciclo passou de 80% para mais de 90% entre 2008 e 2010.
As respostas dos professores ao último inquérito online do PNL que, em 2010, foi apresentado a 809 agrupamentos e escolas não agrupadas, dão conta, contudo, que é também neste ciclo que se regista a menor percentagem dos que consideram que se registou uma melhoria significativa das competências de leitura e de literacia dos seus alunos. E, por comparação a 2007, foram menos os que em 2010 deram conta desta melhoria - passaram de 75,7% para 72,2%. Os efeitos mais positivos, neste domínio, registam-se no 1.º ciclo.

Quase 60% dos professores consideram que o PNL teve impacto na dinamização de novas atividades letivas e que levou a uma alteração e inovação nas práticas pedagógicas.  98,7% afirmam que estes lêem agora mais. 

HUGO

O novo filme de Martin Scorsese

Ficha técnica:

Hugo

Direção: Martin Scorsese

Roteiro: John Logan (baseado em Brian Selznick)

Elenco: Asa Butterfield / Chloe Moretz / Emily Mortimer / Jude Law / Helen McCrory / Christopher Lee / Sacha Baron / Ben Kingsley / Ray Winstone / Richard Griffiths / Frances de la Tour / Michael Stuhlbarg

domingo, 25 de setembro de 2011

MEIA NOITE EM PARIS

O mais recente filme de Woody Allan

Título original: (Midnight in Paris)
Lançamento: 2011 (EUA, Espanha)
Direção: Woody Allen
Atores: Owen Wilson, Rachel McAdams, Kurt Fuller, Mimi Kennedy.
Duração: 100 min
Gênero: Comédia Romântica