Separadores

sábado, 1 de dezembro de 2012

O NATAL ESTÁ NO AR


O cheirinho do Natal já anda por aí. Para te entreteres de acordo com a época, aqui ficam alguns sites natalícios. É só clicares.

Curiosidades sobre o Natal. Imagens de Natal. Etiquetas…

Lendas sobre o Natal

Conto de Natal

Contos de Natal

Jogos de Natal        

Jogos de Natal

Mais:






1º DE DEZEMBRO: DIA DA RESTAURAÇÃO

Durante 60 anos, viveu-se em Portugal um período que ficou conhecido na História como "Domínio Filipino". Depois do reinado de Filipe II (I de Portugal), veio a governação de Filipe III (II de Portugal) e Filipe IV (III de Portugal). Estes reis governavam Portugal e Espanha ao mesmo tempo, como um só país.Os portugueses acabaram por revoltar-se contra esta situação e, no dia 1 de Dezembro de 1640, puseram fim ao reinado do rei espanhol num golpe palaciano (um golpe só para derrubar o rei e o seu governo).
Sabias que havia também defensores do rei espanhol em Portugal? Mas o povo não gostava disso porque o País não era governado com justiça e havia muitos problemas e ataques às províncias ultramarinas e, especialmente, ao Brasil. 
Na altura, a Duquesa de Mântua (espanhola) era vice-rainha e Miguel de Vasconcelos (português) era escrivão da Fazenda do Reino. Tinha imenso poder.
No dia 1 de Dezembro de 1640, os Restauradores mataram-no a tiro e foi defenestrado (atirado da janela abaixo) no Paço da Ribeira.
Filipe III abandonou o trono de Portugal e os portugueses escolheram D. João IV, duque de Bragança, como novo rei. O dia 1 de Dezembro passou a ser comemorado todos os anos como o Dia da Restauração da Independência de Portugal, já que o trono voltou para um rei português. 

(texto retirado de www.junior.te.pt )

Podes ver, também, um pequeno filme feito por professores e alunos de outra escola.