Separadores

sexta-feira, 28 de maio de 2021

Dia Mundial da Língua Portuguesa” - Mapa de histórias

 

Celebrou-se no passado dia 5 o “Dia Mundial da Língua Portuguesa”, um reconhecimento da UNESCO, em novembro de 2019, pela relevância da Língua Portuguesa.

 

A biblioteca escolar associa-se às comemorações, nomeadamente com o desenvolvimento da atividade Mapa de Histórias (Aprender com a Biblioteca Escolar). Esta atividade, que consistiu no registo num mapa da origem de autores lusófonos; seleção e gravação de excertos de obras destes autores, foi levada a cabo pela turma do 4.º ano da escola Básica do Facho, orientados pela professora Orquídea Marques, num trabalho colaborativo com a BE.


Criado com o Padlet

terça-feira, 25 de maio de 2021

"Ler por aí - da leitura à criação artística"

“Ler por Aí – da leitura à criação artística” enquadra-se no projeto “aLeR+: criar e partilhar” (PNL2027) e destina-se a ser concretizado com alunos do 2.º ciclo. Resultando da articulação curricular entre educação visual, educação tecnológica e português, esta ação consiste na conceção, desenvolvimento e criação de objetos artísticos, a partir da leitura de livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura.




 Este ano, pretende-se que os alunos efetuem a leitura de biografias de personalidades que se destacaram em diferentes áreas (Literatura, Arte, Ciências, História, Política…) e que, em português, no âmbito do currículo (domínios da leitura, escrita e/ou oralidade), façam a apresentação oral das personalidades que selecionaram. Nas áreas disciplinares de EV e ET, com base nos estudos realizados, os alunos irão realizar o retrato das respetivas personalidades, fazendo uso de técnicas diversificadas e trabalhadas no âmbito dos respetivos currículos.





Os trabalhos finais darão corpo a uma exposição virtual, a ser divulgada nas redes sociais das bibliotecas escolares e nos canais institucionais do Agrupamento.

"Leituras Partilhadas"





Integrando o projeto “aLeR+: criar e partilhar” (PNL2027), a ação “Leituras Partilhadas” consiste no incentivo à leitura autónoma e à partilha de experiências de leitura pessoais nas redes sociais das bibliotecas escolares do Agrupamento, realizadas através de diferentes formatos (texto e imagem, áudio/podcast ou vídeo).

Esta iniciativa é dirigida a toda a comunidade educativa, sendo que, ao nível dos alunos do 3.º ciclo, a divulgação das “Leituras Partilhadas” é precedida de um trabalho de aperfeiçoamento da expressão escrita e/ou da expressão oral (dependendo do formato escolhido), orientado pelos professores de português, no âmbito do currículo desta área disciplinar.

“Leituras Partilhadas” está aberta à participação de toda a comunidade educativa, pelo que as bibliotecas escolares convidam alunos e professores de todos os níveis de ensino, pais/encarregados de educação e assistentes a participar. Neste caso, as “Leituras Partilhadas”, acompanhadas da identificação do autor (nome; aluno [ano de escolaridade], pais/encarregado de educação, professor, assistente), podem ser enviadas para o email bibliotecas@acoliveira.pt ou publicadas diretamente no Padlet (https://padlet.com/bibliotecasACO/leituraspartilhadas2021) criado para o efeito.