Separadores

quinta-feira, 6 de maio de 2021

Dia da Europa


"O “Dia da Europa”, comemorado a 9 de maio, nasceu no Conselho Europeu de Milão, de 28 e 29 de junho de 1985 e foi celebrado pela primeira vez em 1986.

Símbolo europeu

Dia da Europa | 9 de maio

 

Inicialmente dirigido, em particular, à comunidade escolar, o Dia da Europa é um dos símbolos da União Europeia (UE) e constitui o mote para a dinamização de atividades que procuram aproximar a Europa dos cidadãos.

Porquê dia 9 de maio?

Porquê dia 9 de maio?

Dia 9 de maio de 1950, pelas 16h00, Robert Schuman, o então ministro dos Negócios Estrangeiros de França, apresentou, no Salon de l'Horloge do Quai d'Orsay, em Paris, uma proposta com as bases fundadoras do que é hoje a UE.

Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", baseada numa ideia originalmente lançada por Jean Monnet, destacava os valores de paz, solidariedade, desenvolvimento económico e social, equilíbrio ambiental e regional e incluía a criação de uma instituição europeia supranacional incumbida de gerir as matérias-primas que, nessa altura, constituíam a base do poderio militar: o carvão e o aço.

Em 2020, esta declaração comemora o seu 70.º aniversário

Por se considerar que esse dia foi o marco inicial da UE, os Chefes de Estado e   de Governo, na Cimeira de Milão de 1985, decidiram consagrar o dia 9 de maio como "Dia da Europa". "

https://eurocid.mne.gov.pt/artigos/dia-da-europa-o-que-e




quarta-feira, 5 de maio de 2021

Visita à Biblioteca Escolar

No passado dia 27 de abril os alunos do 1.º ano da escola do Facho, acompanhados pela professora Manuela Martins, visitaram a Biblioteca Escolar.

A turma foi recebida pela professora bibliotecária que fez uma breve apresentação sobre a organização da biblioteca e normas de empréstimo. Foi exibido um pequeno filme de animação e posteriormente o grupo teve ainda a oportunidade de realizar um jogo relativo às regras de entrada, permanência e saída da biblioteca, seu funcionamento e atividades possíveis de aí se realizarem.

De forma organizada mas entusiástica puderam ver e manusear um conjunto de livros previamente selecionados e efetuar a requisição para leitura domiciliária.

No final da visita a professora Manuela Martins presentou os seu alunos com a leitura da história “Quero uma mamã-robôt” de Davide Cali.

Foi um momento de entusiasmo e de diversão que visou dar a conhecer aos alunos a conhecer o funcionamento da BE.