Separadores

terça-feira, 3 de maio de 2011

RICHARD ZIMLER NA ESCOLA DE APÚLIA

Richard Zimler nasceu em Nova Iorque em 1956. É jornalista, escritor e professor norte-americano, naturalizado português.
É formado em religião comparativa pela Universidade de Duke (1977) e mestre em Jornalismo pela Universidade de Stanford (1982). Radicou-se em Portugal em 1990, residindo desde então na cidade do Porto. É actualmente professor catedrático na Universidade do Porto, leccionando disciplinas na área do Jornalismo. Obteve a nacionalidade portuguesa em 2002.
Richard Zimler tem publicado vários romances que têm sido bestsellers em diversos países e já ganhou diversos prémios, incluindo o National Endowment of the Arts Fellowship in Fiction em 1994 e o Herodotus Award para o melhor romance histórico em 1998.
O prémio literário Alberto Benveniste 2009 foi atribuído a Zimler pela obra Goa ou o Guardião da Aurora (Le Gardien de L'Aube). O seu primeiro livro para crianças foi lançado em 2009 e chama-se Dança Quando Chegares ao Fim: bons conselhos de amigos animais.
Em 2009, Zimler escreveu o guião para O Espelho Lento, um curta-metragem baseado num dos seus contos. O filme foi realizado em Julho de 2009 pela realizadora sueca-portuguesa Solveig Nordlund. Em Maio de 2010, "O Espelho Lento" venceu o prémio de melhor drama no sexto festival de curtas-metragens Downtown de Nova Iorque.Em Janeiro de 2010, o seu romance Os Anagramas de Varsóvia foi nomeado o 2009 Livro do Ano pela revista portuguesa LER. Este romance também foi nomeado um dos 20 melhores livros da década 2000-2009 pelo diário O Público.
O Escritor Richard Zimler apresentará o seu novo livro na Escola Básica Integrada de Apúlia, no dia 15 de Junho, às 10h00
 

ILHA TERESA

Adoro este romance, em grande parte porque adoro a personagem central, Teresa. Espero que gostem! (é um excelente livro para adolescentes). Eis a sinopse:



Este romance conta-nos num estilo inteligente, irreverente e com uma certa dose de humor negro a história de Teresa, uma rapariga de 15 anos, sensível e espirituosa, cuja estabilidade e sentido de identidade se vê posta em causa quando a sua família deixa Lisboa para ir viver nos subúrbios de Nova Iorque. Não estando preparada para a vida na América, com dificuldades para se exprimir em inglês, Teresa encontra refúgio no seu particular sentido de humor e no seu único amigo, Angel, um rapaz brasileiro de 16 anos, bonito, mas desastrado, que adora John Lennon e a sua música. O mundo de Teresa desmorona-se completamente, porém, quando o pai morre e a deixa, a ela e ao irmão mais novo, sozinha com uma mãe negligente e consumista compulsiva.
Vendo-se presa na armadilha de uma vida que nunca desejara e que não consegue controlar, Teresa começa a beber. As notas dela na escola ressentem-se, e o seu comportamento errático vale-lhe a expulsão da equipa de basquetebol feminino. Quando Angel é violentamente atacado por outros alunos da escola por ser gay e foge para Manhattan, Teresa sente-se abandonada e a braços com os seus medos e a sua desesperança, e decide enveredar pela única saída que consegue ver para a sua situação desesperada. Lamenta apenas deixar sozinho o irmão Pedro, que prometera proteger e cujo único apoio é a irmã mais velha. Os problemas de Teresa confluem para um clímax de desespero no dia 8 de Dezembro de 2009 – aniversário da morte de John Lennon – quando ela e Angel participam numa homenagem a Lennon junto ao Memorial Strawberry Fields Forever, no Central Park de Nova Iorque. É aí que Teresa toma conhecimento de um terrível acontecimento que nunca poderia ter previsto e que a devolve à vida e ao amor.
                                                                                                          Richard Zimler

LANÇAMENTO NA ESCOLA DE APÚLIA:

15 DE JUNHO, 4ª FEIRA. 10H00

Feira do Livro do Porto (na zona da LEYA): Domingo, 12 de Junho, 16h – 19h30.

SEMANA DA LEITURA

A Semana da Leitura no Agrupamento de Escolas de Apúlia decorrerá entre 9 e 13 de Maio. Teremos, ainda, algumas actividades que acontecerão para além destes dias.
Nos dias 9 e 10 de Maio, contaremos com a presença de dois escritores:
Dia 9 - Nuno Higino (falará para um grupo de alunos dos 5º, 6º, 7º anos e turma CEF1
NUNO HIGINO
Nasceu em Sendim, Felgueiras, em 1960.
Licenciou-se em Teologia em 1984 e doutorou-se recentemente em Filosofia pela Universidade Complutense de Madrid. Ordenado padre em 1985, leccionou durante 4 anos no Seminário do Bom Pastor. Entre 1988 e 2001 foi pároco de Fornos, Marco de Canaveses, período durante o qual foi construída a Igreja de Santa Maria, com projecto de Álvaro Siza Vieira. Em 2005 renuncia ao sacerdócio.


Bibliografia


A mais alta estrela. Sete histórias de Natal, 1998.


A libelinha que tocava flauta, 1999.


A rainha do país dos frutos, 2000.


O Menino que Namorava Paisagens e outros Poemas. 2001.


A anja de hálito azu, 2002.


O Senhor Outono e o Lagarto Amigo das Palavras., 2002


Todos os cavalos e mais set. 2003


Talvez Deus se tenha enganado, 2005


Onde dormem os pássaros?, 2007.


O Terceiro Anjo: José Rodrigues – Anjos em Desconstrução,2007.


A maçã vermelha. Viagem à infância de Sophia de Mello B. Andresen, 2007.


Versos diversos 2008.


Por ser Natal (colectânea com vários autores e ilustradores). 2008.


Dia 10 - Bernardete Costa encontrar-se-á com os alunos do 1º ciclo.
BERNARDETE COSTA
Bernardete Costa nasceu em 1949, na cidade de Esposende, tendo vivido grande parte da sua vida em Barcelos. Vive há cerca de dezasseis anos em Vila Nova de Famalicão, exercendo a sua actividade docente nesta cidade. Tem publicação dispersa na imprensa regional: artigos de opinião, crónicas, poesia e prosa, assim como a publicação regular de contos infantis.


Bibliografia
O Doce Canto da Sereia,2009

Cerejas aos Molhos,2004


Insubmissão dos Afectos,2002


Os Lugares do Tempo,2001


Jogos Nº 1 (2-4 Anos),1991


Jogos Nº 3 (2-4 Anos),1991

Jogos Nº 2 (2-4 Anos),1991