Separadores

terça-feira, 3 de maio de 2011

RICHARD ZIMLER NA ESCOLA DE APÚLIA

Richard Zimler nasceu em Nova Iorque em 1956. É jornalista, escritor e professor norte-americano, naturalizado português.
É formado em religião comparativa pela Universidade de Duke (1977) e mestre em Jornalismo pela Universidade de Stanford (1982). Radicou-se em Portugal em 1990, residindo desde então na cidade do Porto. É actualmente professor catedrático na Universidade do Porto, leccionando disciplinas na área do Jornalismo. Obteve a nacionalidade portuguesa em 2002.
Richard Zimler tem publicado vários romances que têm sido bestsellers em diversos países e já ganhou diversos prémios, incluindo o National Endowment of the Arts Fellowship in Fiction em 1994 e o Herodotus Award para o melhor romance histórico em 1998.
O prémio literário Alberto Benveniste 2009 foi atribuído a Zimler pela obra Goa ou o Guardião da Aurora (Le Gardien de L'Aube). O seu primeiro livro para crianças foi lançado em 2009 e chama-se Dança Quando Chegares ao Fim: bons conselhos de amigos animais.
Em 2009, Zimler escreveu o guião para O Espelho Lento, um curta-metragem baseado num dos seus contos. O filme foi realizado em Julho de 2009 pela realizadora sueca-portuguesa Solveig Nordlund. Em Maio de 2010, "O Espelho Lento" venceu o prémio de melhor drama no sexto festival de curtas-metragens Downtown de Nova Iorque.Em Janeiro de 2010, o seu romance Os Anagramas de Varsóvia foi nomeado o 2009 Livro do Ano pela revista portuguesa LER. Este romance também foi nomeado um dos 20 melhores livros da década 2000-2009 pelo diário O Público.
O Escritor Richard Zimler apresentará o seu novo livro na Escola Básica Integrada de Apúlia, no dia 15 de Junho, às 10h00
 

ILHA TERESA

Adoro este romance, em grande parte porque adoro a personagem central, Teresa. Espero que gostem! (é um excelente livro para adolescentes). Eis a sinopse:



Este romance conta-nos num estilo inteligente, irreverente e com uma certa dose de humor negro a história de Teresa, uma rapariga de 15 anos, sensível e espirituosa, cuja estabilidade e sentido de identidade se vê posta em causa quando a sua família deixa Lisboa para ir viver nos subúrbios de Nova Iorque. Não estando preparada para a vida na América, com dificuldades para se exprimir em inglês, Teresa encontra refúgio no seu particular sentido de humor e no seu único amigo, Angel, um rapaz brasileiro de 16 anos, bonito, mas desastrado, que adora John Lennon e a sua música. O mundo de Teresa desmorona-se completamente, porém, quando o pai morre e a deixa, a ela e ao irmão mais novo, sozinha com uma mãe negligente e consumista compulsiva.
Vendo-se presa na armadilha de uma vida que nunca desejara e que não consegue controlar, Teresa começa a beber. As notas dela na escola ressentem-se, e o seu comportamento errático vale-lhe a expulsão da equipa de basquetebol feminino. Quando Angel é violentamente atacado por outros alunos da escola por ser gay e foge para Manhattan, Teresa sente-se abandonada e a braços com os seus medos e a sua desesperança, e decide enveredar pela única saída que consegue ver para a sua situação desesperada. Lamenta apenas deixar sozinho o irmão Pedro, que prometera proteger e cujo único apoio é a irmã mais velha. Os problemas de Teresa confluem para um clímax de desespero no dia 8 de Dezembro de 2009 – aniversário da morte de John Lennon – quando ela e Angel participam numa homenagem a Lennon junto ao Memorial Strawberry Fields Forever, no Central Park de Nova Iorque. É aí que Teresa toma conhecimento de um terrível acontecimento que nunca poderia ter previsto e que a devolve à vida e ao amor.
                                                                                                          Richard Zimler

LANÇAMENTO NA ESCOLA DE APÚLIA:

15 DE JUNHO, 4ª FEIRA. 10H00

Feira do Livro do Porto (na zona da LEYA): Domingo, 12 de Junho, 16h – 19h30.

Sem comentários:

Enviar um comentário