Separadores

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011


CONCURSO
CONHEÇO UM ESCRITOR

Gostarias de conhecer um escritor e visitar o seu lugar de trabalho?  Saber onde vai ele buscar a sua inspiração, quanto tempo demora a escrever um livro e muitas outras coisas? Então aventura-te e pergunta-lhe tudo o que queres saber.
Como participar:
A participação pode ser individual ou por turma (do 1º ao 9º ano). Todos os meses a revista “Visão Júnior” seleccionará as três perguntas mais originais e os seus autores farão, pessoalmente, uma entrevista ao escritor.
As tuas perguntas devem ser deixadas numa caixa colocada na Biblioteca para o efeito.
Podes também participar realizando um vídeo com dramatizações, recontos ou textos bibliográficos, com o máximo de 800 caracteres, sobre o trabalho e vida do autor do mês.
Em todos os trabalhos (ou perguntas) deves colocar o nome, a morada e o contacto telefónico.
Para saberes mais vai a www.visãojunior.pt ou informa-te com o teu professor de Língua Portuguesa ou na Biblioteca.
Se quiseres ser tu a enviar as  perguntas fá-lo para o seguinte endereço: escritoresjunior@impresa.pt.

ESCRITOR DO MÊS

A L I C E  V I E I R A
Alice Vieira nasceu em 1943 em Lisboa. É licenciada em Germânicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em 1958 iniciou a sua colaboração no Suplemento Juvenil do Diário de Lisboa e a partir de 1969 dedicou-se ao jornalismo profissional. Desde 1979 tem vindo a publicar regularmente livros tendo, actualmente, editados na Caminho cerca de três dezenas de títulos. Recebeu em 1979, o Prémio de Literatura Infantil Ano Internacional da Criança com Rosa, Minha Irmã Rosa e, em 1983 com Este Rei que Eu Escolhi, o Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura Infantil e em 1994 o Grande Prémio Gulbenkian, pelo conjunto da sua obra. Recentemente foi indicada pela Secção Portuguesa do IBBY (International Board on Books for Young People) como candidata portuguesa ao Prémio Hans Christian Andersen. Trata-se do mais importante prémio internacional no campo da literatura para crianças e jovens, atribuído a um autor vivo pelo conjunto da sua obra. Alice Vieira é hoje uma das mais importantes escritoras portuguesas para jovens, tendo ganho grande projecção nacional e internacional. Várias das suas obras foram editadas no estrangeiro.
Nota: As perguntas têm de ser enviadas até ao dia 3 de Fevereiro.