Separadores

domingo, 13 de março de 2016

Minutos de Leitura - Homenagem ao poeta António Correia de Oliveira

No âmbito da Semana da Leitura, que decorre de 14 a 18 de março, a Biblioteca Escolar convida todos os professores a incluírem, nestes dias, na programação das suas aulas alguns “Minutos de Leitura”.
Aos colegas do 3.º ciclo com aulas ao 1.º tempo de segunda-feira, propomos que leiam um texto da autoria de António Correia de Oliveira, para que todos os alunos do agrupamento possam de alguma forma ter contacto com a sua obra, bem como a nota biográfica que o acompanha.



Nota Biográfica:
António Correia de Oliveira nasceu em S. Pedro do Sul, a 30 de julho de 1879 e faleceu, em Esposende, a 20 de fevereiro de 1960. Publicou os seus primeiros versos na imprensa com dezasseis anos e, aos dezassete, editou o primeiro livro, intitulado LadainhaCasou com Maria Adelaide da Cunha Sottomayor de Abreu Gouveia a 25 de maio de 1912, tendo passado a residir na “Casa de Belinho”, em S. Paio de Antas. Publicou mais de trinta e cinco livros e, em 1933, foi nomeado, pela primeira vez, para o prémio Nobel da Literatura, seguindo-se mais quinze nomeações, o maior número de qualquer português àquele prémio.

Bibliografia: SALEIRO, Raul Azevedo - Do mar à serra, entre os dois, a terra dos nossos Pais, Azevedo Saleiro; Esposende, Junta de Freguesia de Antas, 2010 



Descarregue o ficheiro dos poemas aqui


Sem comentários:

Enviar um comentário