No dia 16 de Novembro a Biblioteca "deslocou-se" à Escola do Facho para falar com os pequeninos da Educadora Olinda sobre Camilo Castelo Branco. Foi impressionante os conhecimentos que mostraram ter sobre o autor e a sua obra "Amor de Perdição". Estes alunos têm uma parceria com o pré escolar de Seide, Famalicão, e preparavam-se para visitar a sua Casa Museu. Por este motivo, fomos falar com estes meninos e meninas que, de olhos sempre vivos, viram algumas imagens de Camilo e conversaram sobre a sua vida atribulada.
Camilo Castelo Branco nasceu em Lisboa no dia 16 de Março de 1825 e foi um grande escritor português,
A sua vida foi sempre complicada e teve, até, algumas semelhanças com a história “Amor de Perdição”.
Casou-se com apenas 16 anos mas, como era muito instável, (separou-se e teve outras paixões que lhe trouxeram vários problemas).
Um dia apaixonou-se a sério por uma senhora chamada Ana Plácido. Só que ela casou-se com outro senhor e Camilo ficou muito triste.
Como Camilo gostava muito dela, não desistiu: fez com que Ana se apaixonasse por ele e raptou-a. Claro que o marido não gostou nada e como naquela altura não era permitido abandonar o marido, Camilo e Ana foram apanhados e colocados na prisão (na cadeia da relação do Porto).
Mas Camilo e Ana Plácido conseguiram o perdão do juiz e saíram da cadeia. Decidiram, então, ir viver para a casa de Camilo, em S. Miguel de Seide , em Famalicão. Quando o marido de Ana morreu, Camilo e ela casaram-se. Realmente Ana Plácido foi o grande amor da vida de Camilo.
Com o tempo, Camilo começou a ficar cego o que o deixou muito triste. Em 1890 suicidou-se. Tinha 65 anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário