Separadores

"EUHARmonic" Erasmus + A

Selo de Qualidade Nacional - Projeto eTwinning



Para memória futura

O projeto está concluído mas ficam as recordações...e são muitas.


 

Março 2021

 Centro Interpretativo do Castro de São Lourenço serviu de base para a elaboração do nosso Dicionário Ilustrado do Património Natural Europeu.

                            


Fevereiro 2021 

A última edição da nossa fanzine já está pronta e retrata a nossa mobilidade virtual é Grécia.

                            


Janeiro 2021

Calendário 2021 - Viver como um Europeu



Dezembro 2020

Panfletos turísticos 

Seleccionamos alguns locais ou monumentos emblemáticos da ilha e que retratam a riqueza do seu património cultural, histórico e arquitectónico. Depois disso criamos panfletos turísticos para os dar conhecer a todos.


                       

E ainda fizemos uns modelos desses monumentos. 

                                        

Novembro 2020

GRÉCIA - eMobilidade

Lesbos -  a ilha

Lesbos é uma ilha localizada no nordeste do Mar Egeu. É a terceira maior ilha grega e a sétima maior do Mediterrâneo. Tem uma área de 1.630 km² com 320 km de litoral. A sua população é aproximadamente de 90.000 habitantes, conhecidos como “Lesvioi”, um terço dos quais mora na sua capital, Mitilene, no sudeste da ilha. A restante população é distribuída em pequenas cidades e aldeias.

Lesbos é um destino turístico, com as suas maravilhosas praias de areia branca e água morna. É uma terra de história e cultura com as suas famosas mansões.

A Grécia é o lar dos ingredientes mais ricos do mundo porque o número de ervas e especiarias que crescem nas suas ilhas é impressionante. Portanto, os turistas também ficam maravilhados com a sua rica e variada gastronomia.

Lesbos é também a ilha do Ouzu. Embora o Ouzo seja produzido em toda a Grécia, o campeão da qualidade é o Ouzo de Lesbos. Ouzu é uma tradição.

Infelizmente, Lesbos também é mundialmente conhecida por uma das maiores crises humanitárias no mundo.

Refugiados da Guerra Civil da Síria fogem para Lesbos chegando em pequenos barcos arriscando as suas vidas.

O Campo de Refugiados da Mória foi construído para alojar cerca de 3.000 pessoas, mas já antes do incêndio, era o lar de mais de 13.000. Cerca de 1.000 são menores não acompanhados.

Em 8 de setembro de 2020, houve um grande incêndio que destruiu o campo completamente. Entretanto, um novo acampamento já foi construído.

Os alunos e professores da Escola Primária de Skopelos em Lesbos são os nossos parceiros no nosso projeto Erasmus+.

                                                        



Kit do Património Cultural

Para adicionar ao nosso Kit de Património Cultural, escolhemos um jarro de água para representar a cultura da bela ilha de Lesbos, Grécia.

Com mais de 5000 anos, a olaria em Lesbos tem uma longa tradição na vida quotidiana da ilha. Os centros de olaria mais famosos são e sempre foram Mandamados ou Agiasos.

Devido à abundância de argila e à influência de artesãos da Ásia Menor, que emigraram para Lesbos, a olaria desenvolveu-se no território transformando a ilha num centro de cerâmica.

Os jarros eram usados ​​para transportar vinho e azeite nos tempos clássicos e durante o período bizantino e depois, os jarros eram apenas decorativos.

Nos séculos XIX e XX os artesãos instalaram as suas oficinas na ilha de acordo com as necessidades e o solo argiloso.

Várias famílias tem oficinas de olaria desde o século XIX, aumentando gradativamente a produção e a variedade das formas cerâmicas. As famílias Kourtzi e Hatzigianni são provavelmente as mais antigas que continuam até hoje com uma arte incomparável.

Hoje, em Agiasos, ainda existem várias oficinas de cerâmica notáveis, não apenas de Agiasotes, mas também de artesãos de outras partes da Grécia.

Mantamados é conhecida pelos seus potes de barro - Mantamadiotika koumaria - que, graças às características do barro local, mantinham a água fresca.

Estes potes têm uma decoração simples com motivos tradicionais em lima branca.

A cerâmica é uma parte tão importante da cultura grega na ilha que amostras da arte da cerâmica e da cerâmica são exibidas nos Museus de Arte Popular e Coleções de Folclore da ilha.




Gastronomia Grega

Para a nossa revista pesquisamos a gastronomia grega e ficamos a conhecer todas as delícias que iríamos saborear na nossa visita e que infelizmente não tivemos oportunidade de o fazer. 

 


Um questionário  e um jogo sobre a gastronomia grega: 

 - https://wordwall.net/pt/resource/9143182

 - https://matchthememory.com/greekcuisinegame


Escola: passado e presente

Museu dos Objetos Obsoletos


O principal objetivo do nosso projeto tem sido a preservação do património cultural e a nossa escola parceira da Grécia resolveu criar um pequeno “museu” na escola, o “Museu dos Objetos Escolares Obsoletos”.

No sentido de contribuir para este museu, todos os países parceiros fizeram as suas pesquisas e apresentaram os seus objetos obsoletos. Após muita pesquisa, que nos permitiu conhecer como era a escola em Portugal no passado. Além da pesquisa que fizemos na biblioteca da escola, tivemos ainda a oportunidade de conversar com os nossos avós sobre o assunto e a sua experiência muito contribuiu para o nosso trabalho.

Selecionamos a ardósia, ou lousa, como era mias conhecida, para integrar o Museu de Objetos Obsoletos.

                                  



A história de Ouzu
Visita guiada ao Museu do Ouzu

Iniciamos a nossa semana com uma visita guiada ao Museu do Ouzu na Destilaria Isidorou Arnavati em Plomari, Lesbos. A nossa guia, a Sra. Moutzouri, deu-nos a conhecer o mundo do Ouzo. 

"O Ouzo é produzido exclusivamente na Grécia e tem o anis como ingrediente principal. No entanto, de acordo com os dados estatísticos "O campeão da qualidade, quantidade e reputação é o Ouzo de Lesbos". Para a ilha, o Ouzo não é apenas uma bebida alcoólica, é uma tradição.

Em Lesbos existe uma tradição na produção de Ouzo, que começou em mea-dos do século XIX na zona de Plomari. Hoje, Lesbos produz 50% da produção total de Ouzo gre-go com 17 destilarias. Cada família em Lesbos que produz Ouzo tem sua própria receita secreta, o que significa que cada receita difere no tipo e na quantidade de ervas aromáticas usadas. Pode ou-vir o próprio Isidoros a falar sobre os seus segredos: https://www.theworldofouzo.gr/el/ouzo-plomari/ouzo-museum.php"




Open Lesvos
https://www.openlesvos.gr
Visita virtual ás mansões da ilha de Lesvos

Para ficarmos a conhecer a ilha e as suas famosas mansões, a associação Open Lesvos, que se dedica à preservação destas belas casas, levou-nos em visitas virtuais a algumas das mais belas. 

Pyrgelia, pequenas torres, é o nome comum das mansões em Lesbos. Construídas inicialmente fora da cidade, a sua função era principalmente proteger pessoas, animais e bens. Uma torre foi construída para servir de ponto de controle de qualquer perigo que pudesse ameaçá-los.

Devido ao aumento do comércio e de outras atividades económicas no início do século XIX e aos latifundiários e burgueses em busca de status social, as mansões começaram também a ser construídas dentro da cidade. Essas mansões são conhecidas pelo nome dos seus proprietários, por exem-plo, Alamanellis, Fotiadis, Karapiperis e Niania.

As mansões possuem vários andares:

- rés-do-chão - usado como armazém

- o primeiro e segundo andares - divididos em duas salas ou apenas um espaço coeso; usado para as necessidades diárias; quartos para o pessoal da casa;

- quarto e quinto andares - áreas de receção que se transformaram em quartos para os proprietários.

Hoje em dia, algumas dessas belas mansões estão em ruínas devido à falta de investimento na sua proteção. Preocupada com esta situação, sendo os casarões um importante contributo para a beleza e carácter da ilha, está a Open Lesbos, uma equipa de guias turísticos, arquitetos e engenheiros, que desenvolve ações de sensibilização para o problema dirigidas ao público e às autoridades locais.

Pode conhecer o seu trabalho em: https://www.openlesvos.gr e até mesmo participar de um tour virtual pelas mansões: ex: https://www.openlesvos.gr/buildings/stoa-koutsouridi.

 


Infelizmente, devido à pandemia em que vivemos e que nos impediu de viajar até à Grécia, esta mobilidade teve que ser alterada para uma mobilidade virtual. Mesmo à distância tivemos a oportunidade de estar em contato com os nosso parceiros da Grécia, Chipre, Croácia e Polónia e ficar a conhecer a linda ilha de Lesbos, que nos iria acolher. 


Outubro 2020

De Estrasburgo trouxemos mais um elemento para o nosso Kit do Património Cultural: 



Setembro 2020

Mais um elemento do nosso património cultural a ser divulgado aos nossos parceiro: A Lenda do Galo de Barcelos.

Versão Inglesa
Versão Portuguesa





Junho 2020

Em outubro do ano passado os nossos parceiros visitaram-nos e apreciaram o nosso país, mais particularmente a nossa região.

Para recordar e celebrar essa semana de festa, amizade, conhecimento e partilha, aqui fica a fanzine dessa mobilidade, a quarta do nosso projeto.







Maio 2020

O projeto Erasmus+ EUHARmonic orgulhosamente apresenta a edição especial da sua fanzine sobre o Património Politico Europeu para celebrar o Dia da Europa, hoje 9 de maio: 70 unidos na diversidade, solidariedade e paz.



<iframe style="width:700px;height:400px" src="https://online.fliphtml5.com/uhwy/khtr/"  seamless="seamless" scrolling="no" frameborder="0" allowtransparency="true" allowfullscreen="true" ></iframe>
                             
Fevereiro 2020

No dia 6 de fevereiro 

Pela cidade de Estrasburgo




No dia 5 de fevereiro foi um dia muito especial: oportunidade única de conhecer o Parlamento Europeu e o Conselho da Europa.
Através das visitas guiadas ficamos a conhecer a história dos locais, o seu funcionamento e a sua importância na vida europeia. 
Um dia inesquecível! 


Parlamento Europeu







Conselho da Europa














No segundo dia da mobilidade a Estrasburgo os alunos do projeto EUHARmonic tiveram a oportunidade de testar os seus conhecimentos sobre a União Europeia e os países membros através de um jogo: Eurodéfi.






De seguida partiram "À descoberta da Europa" numa caça ao tesouro pelo bairro europeu em Estrasburgo.



De tarde tiveram ainda a oportunidade de visitar o Memorial Alsace Moselle onde ficaram a saber a história da Alsácia durante a Segunda Guerra Mundial. Um dia em pleno para a formação de cidadãos europeus.




Alunos e professores EUHARmonic prontos para mais uma aventura. Desta vez, a visita é ainda mais especial porque não é só a um país parceiro, é a Estrasburgo, a cidade da União Europeia em França. Os alunos felizardos são do 6. e 7. anos da Escola Básica de Apúlia : Inês Cruz, Maria Diogo Saldanha, Bruno e Rafael Soares.




Os selecionados da mobilidade da Grécia com as suas preferências:




Janeiro 2020


Para saberes todos os detalhes das atividades de todos os países parceiros do projeto clica no logótipo abaixo e visita o blog EUHARMONIC Erasmus+ Project.





Última mobilidade do nosso projeto - a Grécia - país coordenador.
Já estão selecionados os alunos que participarão nesta viagem.




Dezembro 2019

Europasses

Todos os participantes neste projeto Erasmus+ recebem o seu certificado Europass, o documento oficial da União Europeia de participação em intercâmbios europeus.

Mobilidade do Chipre



Mobilidade do Croácia


Estrasburgo


Os selecionados da mobilidade da Estrasburgo com as suas preferências:



Mobilidade – Grécia

Atividade de seleção – Top 10 do Património Português

A sexta e última mobilidade prevista neste projeto tem como destino a Grécia, o pais coordenador deste projeto. Para se candidatarem a esta visita, os alunos membros do Clube EUHARmonic devem elaborar o Top 10 do Património Português.
O nosso projeto EUHARmonic tem como tema base a importância e preservação do património europeu nos aspetos histórico, industrial, social, cultural, natural, político e digital.
Tendo isto em consideração, e as suas preferências, os alunos devem elaborar uma lista de 10 itens do património português, material ou imaterial, que considerem mais relevantes. Devem adicionar fotografias e uma pequena descrição.

Aqui tem um exemplo: 


Devem preencher o Guião de Pesquisa da biblioteca juntamente com o trabalho que pode ser em qualquer formato: Word, Powerpoint, Publisher, Padlet, etc, até ao dia 13 de dezembro de 2019. Devem entregar o guião na biblioteca e enviar o trabalho para o email: euharmonic.portugal@gmail.com.


Novembro 2019

Somos noticia novamente no Farol de Esposende:





Outubro 2019


Mobilidade – Estrasburgo



Atividade de seleção

A quinta mobilidade prevista neste projeto tem como destino a cidade de Estrasburgo e é dirigida a alunos do 6º e 7ºanos. Para se candidatarem a esta visita, os alunos membros do Clube EUHARmonic devem fazer uma maqueta que retrate a costa da Apúlia e os seus moinhos. 

Aqui estão os trabalhos fantásticos realizados: 




Dias Erasmus

Dias 10, 11 e 12 de outubro foram os dias Erasmus e na nossa escola não esquecemos o dia com uma pequena exposição na biblioteca.




EUHARmonic em Portugal




As apresentações em Portugal

Em Portugal apresentamos o objeto recolhido na Croácia para o Kit do Património Cultural e o nosso património natural através do Parque Natural Litoral Norte.

Aqui estão as apresentações. Clica nas imagens: 









4 outubro 2019

E para terminar uma semana cheia de atividades, um jantar convívio na escola em que além dos nossos convidados, todos os alunos do projeto EUHARmonic participaram, assim como as famílias que receberam os alunos dos nossos países parceiros em suas casas. Contamos com a colaboração do Rancho Folclórico Os Sargaceiros de Apúlia, do grupo de concertinas do Sr. Joaquim Morgado e do oleiro de Barcelos Sr Armando. 


 

 



O último dia da visita dos nossos países parceiros chegou, e nada melhor que uma visita ao Castro de São Lourenço. Começamos com uma visita guiada ao Castro e apreciamos a vista do topo do monte. 






3 outubro 2019

O dia de quinta feira foi passado na belíssima cidade do Porto. Os nossos convidados tiveram a oportunidade de passear pela cidade, fazer um cruzeiro no rio Douro e apreciar a cidade do topo do teleférico. O dia não estaria complete sem a tradicional Francesinha ao almoço. Um excelente dia!












2 outubro 2019

A tarde foi passada em Viana do Castelo, com uma visita ao Navio Museu Gil Eannes. uma passeio a pé pela cidade e ainda tivemos tempo de apreciar a maravilhosa vista do Miradouro de Santa Luzia.






Depois de toda a atividade da manhã tivemos um almoço ao ar livre.

 

O dia iniciou-se com um excelente passeio de barca no rio Cávado. Os nossos convidados ficaram a conhecer a história do rio, das suas margens e da barca que antigamente, antes da existência de pontes, fazia a travessia do rio. 






Depois do passeio, e devidamente equipados foram fazer canoagem e arvorismo nas instalações da Proriver. 






1 outubro 2019

Fomos ainda oficialmente recebidos na Câmara Municipal pelo Vereador da Juventude e do Desporto Dr. Mario Rui Losa.




A tarde foi dedicada a conhecer a cidade de Esposende: começando com uma visita ao Museu marítimo, seguida de um passeio pela cidade "Arte na Cidade", tendo como guia o arquiteto João Neiva da Câmara Municipal de Esposende.



Mais um dia de atividades na escola: uma exploração do patrimônio dos países parceiros ja visitados, construção de um moinho e elaboração de um Manifesto de Preservação. Uma manha de trabalho!










Setembro 2019


30 setembro 2019 



O dia terminou na praia com um belíssimo jantar no Restaurante Corta Mar.

O passeio continuou pela Apúlia com uma caminhada pela praia para contemplar os moinhos em toda a sua beleza. Num dia de nevoeiro o local parecia magico. 






Na praia de Ofir todos os países unidos num abraço:



A tarde foi dedicada a conhecer a região começando por uma caminhada no Parque Natural Litoral Norte orientada pelo professor Artur Viana.



No pavilhão da nossa escola e sob a orientação dos professores de Educação Física, Amélia Martins, Belém Magalhães e Mário Constantino, os alunos dos países parceiros e todos os alunos da clube EUHARmonic da nossa escola, realizaram diversos jogos.



Sob a orientação da prof.ª Paula Sofia Carvalho os nossos convidados tiveram a oportunidade de fazer pequenos Sargaceiros para levarem como recordação do nosso patrimônio cultural. Um Sargaceiro a embelezar frigoríficos no Chipre, na Croácia, na Grécia e na Polônia. 







No final da cerimônia os nossos parceiros foram convidados a provar algumas iguarias do nosso pais seguida de uma visita guiada as vitrinas sobre algumas cidades portuguesas: Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Povoa de Varzim, Porto e Lisboa. 




Para terminar a cerimonia as delegações dos nossos países parceiros subiram ao palco para receberem os presentes que preparamos para eles.






Com a colaboração da equipa da Câmara Municipal de Esposende do projeto Rumo ao Sucesso,  os alunos da nossa escola presentearam os presentes com atuações representativas das atividades trabalhadas no ano letivo passado. Assistimos a números de dança, percussão e canto.



Iniciamos com a presença de uma fadista, Fabiana Casais, que cantou e encantou os presentes com uma abordagem mais moderna ao fado interpretando um fado de Mariza “Quem me dera” e uma abordagem tradicional interpretando “Lisboa, menina e moça” de Carlos do Carmo. 






De seguida os nossos convidados tiveram a oportunidade de assistir a um pequeno espetáculo em que os alunos da nossa escola mostraram os seus talentos.



Como membro da direção na nossa escola a Prof. a Teresa Felício iniciou com um pequeno discurso de boas-vindas aos nossos parceiros.





A apresentar a cerimónia de receção dois alunos membros do projeto EUHARmonic: Helena Ribeiro do 9ºano e Rafael Soares do 7ºano.









Cerca das 9h da manha os nossos convidados chegaram a escola onde foram calorosamente recebidos por todos os professores e alunos do projecto EUHARmonic. Para embelezar a receção tivemos ainda a presença dos Sargaceiros da Apúlia.




O programa da semana



A chegada dos parceiros:
Grécia

Chipre e Croácia

Polónia



Agosto 2019


FANZINE 2 - Polónia


O segundo número da Fanzine do nosso projeto exclusivamente dedicada à Polónia e a todo o seu património industrial já está pronta.
Clica na imagem para folhear a revista. 



Julho 2019


Os convites já foram enviados para os países parceiros: 





A nossa viagem à Croácia foi destaque no Farol de Esposende!


EUHARmonic - O primeiro ano

Mais uma vez os professores, alunos e pais do projeto Erasmus+ EUHARmonic da Escola Básica de Apúlia reuniram-se num pequeno convívio para fazer o encerramento do primeiro ano do projeto. 
Tiveram a oportunidade de ver as exposições e filmes das três mobilidades já realizadas, Chipre, Polónia e Croácia. 

Foi também um momento de preparação da visita a Portugal que terá lugar de 30 de setembro a 4 de outubro.



Junho 2019

Exposição e filme sobre a nossa semana na Croácia: 



Na Croácia fizemos algumas apresentações. 
Uma sobre o objeto recolhido na Polónia para o nosso Kit do Património Cultural. 

Aqui está a apresentação. Clica na imagem:





Um dos grandes protetores e divulgadores do nosso património natural é o fotógrafo da natureza Carlos Palma Rio. Demos também a conhecer o seu maravilhoso trabalho: 
Aqui está a apresentação. Clica na imagem:






Maio 2019


Croácia


Na hora da partida





Primeiro contato com a Croácia:




Já recebemos o convite da escola da Croácia para a visitarmos em maio: 


Polónia


Somos notícia mais uma vez






Abril 2019

Polónia




A divulgação e preservação do Património Industrial foi o tema da mobilidade à Polónia. Na escola que nos recebeu, demos a conhecer um exemplo do património industrial da nossa região. Para o efeito, escolhemos a IMPETUS como uma empresa que desempenha um papel muito importante na economia da região. 





Aqui está a apresentação. Clica na imagem:


                          

                                    

Apresentamos ainda um dos objetos que recolhemos no Chipre para o nosso Kit do Património Cultural:







Polónia 


A partida para a Polónia


A chegada



A primeira receção


A segunda receção





Março 2019


 Chipre

Hoje na nossa escola pais e alunos do projeto Erasmus+ EUHARmonic visitaram a Exposição sobre a nossa visita em janeiro ao Chipre e assistiram a um filme sobre a mesma.
O património histórico e cultural do Chipre admirado por todos. 




                                  




FANZINE 1 - Chipre

Aqui está o primeiro número da Fanzine do nosso projeto exclusivamente dedicada o Chipre e a todo o seu património cultural e histórico. Esta pequena publicação pretende dar a conhecer as experiências vividas por aqueles que, no âmbito deste projeto, o visitaram.  Clica na imagem para folhear a revista. 






    

      Croácia 

Os selecionados da mobilidade da Croácia com as suas preferências:




Fevereiro 2019

     
       Chipre 

Uma exposição para divulgar o Chipre, o simpático país que nos recebeu em janeiro. Esperamos dar a conhecer um pouco o fantástico Património Cultural e Histórico que conhecemos neste país e que é sem dúvida um exemplo da riqueza do nosso Património Europeu.  




Polónia


Já recebemos o convite da escola da Polónia para a visitarmos em abril: 



Clica na imagem para conheceres a escola: 



Conhecer a Polónia

Primeiro contato com a Polónia graças à colaboração da sua embaixada em Portugal.






CHIPRE

E já somos notícia: edição de 22 de fevereiro de 2019 do Farol de Esposende. 
Obrigada pela colaboração!

22 de fevereiro de 2019




Mobilidade - Croácia

Os alunos selecionados da atividade de seleção da mobilidade à Croácia são Edgar Vale, Inês Cabreira, Helena Solino e Tomás Farinha. Estes alunos visitarão a Croácia em maio deste ano, nomeadamente a cidade de Sybenik.












Divulgação dos países parceiros


Mobilidade – Croácia

Atividade de seleção

A terceira mobilidade prevista neste projeto tem como destino a Croácia e é dirigida a alunos do 8ºano. Para se candidatarem a esta visita, os alunos membros do Clube EUHARmonic devem elaborar um questionário de um percurso pedestre de Esposende. Para o efeito devem consultar a página www.visitesposende.com , selecionar um dos percursos e elaborar um questionário sobre o mesmo. Os quatros melhores serão os vencedores e poderão visitar a Croácia.







Janeiro 2019

Apresentações no Chipre

O nosso Kit do Património Cultural: a Murejona. 



O nosso contributo para uma exposição na Casa da História Europeia: o Sargaceiro.



O nosso logótipo

Já temos logótipo para o nosso projeto EUHARmonic. No Chipre procedeu-se à votação e o vencedor foi o logótipo da Grécia.






Chipre


Chegou o dia da partida!


Este é o nosso kit de viagem. 






E aqui estamos nós preparados para partir e prontos a representar o nosso país e a nossa escola no Chipre. 



Chipre

De partida, na mala levamos ofertas que representem tanto a nossa escola como a nossa terra: Apúlia.    


Para os alunos e professores cipriotas que integram o projeto levamos marcadores de livros.   

Para os professores coordenadores de todos os países parceiros pequenos moinhos da Apúlia. 

Para a escola que nos recebe, Dimotiko Scholeio Daliou, o livro “Apúlia…da terra e do mar” de Carlos Basto e uma pequena escultura da costa apuliense.  

Os marcadores de livros, os moinhos e a escultura foram elaborados por professores e alunos da nossa escola. 

       

Além disso queríamos também dar a conhecer algumas iguarias do nosso país e particularmente do nosso concelho. Assim, e porque acabamos de celebrar o Dia de Reis, levamos um Bolo Rei que será acompanhado por um Vinho do Porto. E representando o concelho: Clarinhas de Fão.  




Casa da História Europeia


Casa da História Europeia é uma iniciativa do Parlamento Europeu. Enquanto instituição cultural e museu, a Casa da História Europeia pretende mobilizar todos os instrumentos disponíveis com vista à promoção de uma melhor compreensão da história da Europa e da integração europeia. 
A Casa da História Europeia proporcionará aos visitantes a possibilidade de conhecerem os processos e acontecimentos históricos europeus e de adotarem uma reflexão crítica sobre o significado destes processos para o presente O projeto prevê que se estabeleça uma exposição permanente, exposições temporárias e itinerantes, um acervo de objetos e documentos representativos da história europeia, programas educacionais, eventos culturais e publicações, bem como uma ampla oferta de conteúdos online. A Casa Da História Europeia situa-se em Bruxelas, próximo das instituições da União Europeia. 

Qual seria a exposição da tua região que levarias para a
Casa da História Europeia?

Na Apúlia o uso do sargaço como fertilizante na agricultura era de grande importância no passado.
Os habitantes locais, homens e mulheres, em certas ocasiões, iam à praia recolher sargaço e espalhavam-no na areia a secar.
O distintivo vestido que os homens usavam para apanhar sargaço, é fonte de grande admiração e faz lembrar as túnicas romanas. A razão para o uso de tal vestuário era para permitir ao sargaceiro entrar no mar para recolher o sargaço.


                                                                                                                                                      
Antigamente não existiam tecidos de secagem rápida e as pessoas usavam linho, algodão ou lã que demoravam muito tempo a secar. Se o sargaceiro usasse calças, calções ou até roupa interior, ele não poderia entrar na água porque estaria a usar o tecido molhado durante horas causando inflamação da pele. Por isso eles usavam túnicas sem nada por baixo. Na cabeça o sargaceiro usava uma espécie de capacete romano, com quarto bicos e duas abas que lhe permitiam passar pelas ondas sem molhar a cabeça, pescoço e costas.                                                 
                                                                                                                                                                                                   http://www.sargaceiros.com.pt
 

Acreditamos que o Sargaceiro, o seu traje e a sua arte, devem estar na Casa da História Europeia. Pretendemos desta forma chamar a atenção para a importância da Proteção do Património Natural da nossa região.

Proposta a apresentar no Chipre no dia 16 de janeiro de 2019. 

Aqui está a apresentação. Clica na imagem:




                                                       

KIT DO PATRIMÓNIO CULTURAL

Ao longo do projecto e especialmente durante as mobilidades aos países parceiros, serão recolhidos materiais significativos da cultura desses países. O objectivo da actividade é criar um Kit do Património Cultural, construído ao longo dos dois anos em que decorre o projecto e cujo produto final permanecerá na escola para divulgação cultural e utilização em qualquer aula ou actividade.
Como reciepiente deste kit foram escolhidas as “murejonas” ou “covos” que são armadilhas redondas, semelhantes a gaiolas feitas de aço ou vime com um buraco aberto no topo e outro (fechado) no fundo. Este é cheio de isca para pescar peixe e polvos. Hoje em dia a “murejona” é geralmente feita de ferro e envolvida por uma rede de plástico.

        No dia 16 de Janeiro de 2019 o nosso Kit do Património Cultural será oficialmente apresentado no Chipre, dando assim a conhecer a cultura da Apúlia. 


  Aqui está a apresentação. Clica na imagem:




                                                          



Dezembro 2018


Mobilidade – Polónia

As alunas vencedoras da atividade de seleção da mobilidade à Polónia são Clara André, Joana Faria, Patrícia Lopes e Sofia Santos. Estas alunas visitarão a Polónia na primeira semana de abril, começando pela cidade de Cracóvia, seguida de Katowice e Mierzęcice.






O que os objetos dizem sobre mim?

As vencedoras da mobilidade da Polónia com as suas preferências:
   
   



     Atividade de seleção

A segunda mobilidade prevista neste projeto tem como destino a Polónia em abril de 2019 e é dirigida a alunos do 9ºano. Para se candidatarem a esta visita, os alunos membros do Clube EUHARmonic devem elaborar um guia turístico da sua região. Os quatros melhores serão os vencedores e poderão visitar a Polónia. 
Até 13 de dezembro devem partilhar o Padlet para o email: 
euharmonic.portugal@gmail.com





Mobilidade - Chipre


Já recebemos o convite da escola do Chipre para a visitarmos em janeiro: 




        Clica na imagem para conheceres a escola: 



Novembro 2018


A minha escola é especial porque…


No sentido de elaborar um filme apresentando a nossa escola aos países parceiros foi dinamizado um concurso de fotografias com o tema “A minha escola é especial porque…”. Os alunos fotografaram os locais que consideram especiais na sua escola e que deveriam ser incluídos no filme a partilhar com os países parceiros.
Aqui estão alguns fotógrafos:
      

        Aqui estão as fotografias: 


E o resultado final…a Escola de Apúlia num breve filme. Muito mais haveria para partilhar, mas deixemos o resto para quando nos visitarem.




Memory Game - Jogo da Memória

      Uma das primeiras atividades de partilha realizada entre os países parceiros deste projeto foi a troca de postais. Com esta atividade pretendia-se criar um Jogo da Memória que permitisse aos alunos familiarizar-se com os países. Estes são os postais. Se clicares em cima da imagem terás acesso ao jogo online. Diverte-te!




        E uma outra maneira de jogar, em grupo à volta da mesa com os postais. 

 



O que os objetos dizem sobre mim?


 No sentido de proporcionar um primeiro contato entre os alunos dos vários países parceiros, trocaram entre si fotografias com objetos que ilustram os seus gostos e preferências.




Conhecer o Chipre


A equipa coordenadora do projeto contatou as diversas embaixadas dos países parceiros do projeto solicitando a sua colaboração na divulgação dos seus países. Todo o material enviado servirá para, previamente, dar a conhecer, através de exposições, os países parceiros a toda a comunidade escolar e muito particularmente aos alunos que os irão visitar.
Graças à colaboração da embaixada do Chipre os nossos alunos tiveram um primeiro contato com o país.


Outubro 2018


No início do ano letivo foi realizada a atividade de seleção da mobilidade ao Chipre destinada a todos os alunos do 6º e 7º ano de escolaridade. Inscreveram-se 6 alunos, que apresentaram um trabalho sobre o país em questão, tendo sido selecionados os seguintes alunos: Daniela Costa e Dinis Serra do 6.ºI, Leonor Martins do 7.ºE e Guilherme Rego do 7.ºG.





Países Parceiros






Setembro 2018


EU.H.A.R.monic
A Escola Básica de Apúlia integra a partir de setembro de 2018 e até agosto de 2020, uma parceria no âmbito do projeto Erasmus +, denominado The European Heritage in the politically and culturally changing world as means Against Radicalization - EU.H.A.R.monic - O Património Europeu num mundo politica e culturalmente em constante mudança contra a radicalização - cabendo à nossa escola a vertente da Proteção do Património Natural – o potencial do património natural como gerador de emprego - atendendo às características da comunidade em que está inserida.  
A radicalização e o extremismo são fenômenos que vêm aumentando nos últimos anos, devido a guerras e crises econômicas em todo o mundo. A Europa já enfrentou esses problemas antes e, através da criação da União Europeia, conseguiu superá-los e estabelecer a paz por muitos anos. Este é o desafio que os países europeus enfrentam novamente, devido à recente crise de refugiados. Os nossos países encontraram-se também envolvidos nesta crise e devem referir-se ao património cultural europeu para lutar contra a xenofobia e a exclusão. São ameaças que não conhecem fronteiras, destacando a vulnerabilidade de todas as sociedades modernas aos desafios da intolerância, do ódio e do medo. Este projeto pretende explorar o património europeu comum no quadro do mundo em mudança política e cultural. Há uma necessidade urgente de novas formas de educação, um novo foco na exploração da alfabetização cultural, para defender o património cultural comum europeu.
O país coordenador é a Grécia e os diversos parceiros deste projeto em particular são o Chipre, a Croácia, a Polónia e, naturalmente, Portugal, através da representação da EB de Apúlia. Ao longo de dois anos estão portanto previstas mobilidades a cada um dos países acima referidos, sendo que a Escola de Apúlia preparar-se-á para ser anfitriã dos mesmos em outubro do próximo ano, dando-lhes a conhecer nessa altura o património, quer do concelho de Esposende, quer do Porto. Está ainda prevista uma mobilidade a Estrasburgo com todos os parceiros em simultâneo, na qual os alunos e professores terão oportunidade, entre outras atividades, de visitar o Parlamento Europeu. Participam alunos do 6º, 7º, 8º e 9º anos de escolaridade.
Ao longo dos próximos dois anos, estarão patentes ao público os trabalhos realizados no âmbito do projeto, notícias diversas relativas ao mesmo e o feedback dos nossos alunos no que diz respeito às mobilidades entretanto realizadas, tanto física como digitalmente. Convida-se a comunidade educativa a acompanhar o projeto. 


Fazem parte da equipa responsável pelo projeto a professora Silvina Carvalho, Coordenadora do Projeto, professora Teresa Felício, adjunta da Direção do agrupamento, profª Paula Sofia Carvalho, professora bibliotecária, professora Alexandra Monteirinho, professora Maria José Gaifém, professora Verónica Silva e professora Belém Magalhães.  








“This project has been funded from the European Commission. This publication (communication) reflects the views only of the authors and the Commission cannot be held responsible for any use of the information contained therein."

"Este projeto é financiado pela Comissão Europeia. Esta publicação (comunicação) reflete as opiniões exclusivamente dos seus autores e a Comissão Europeia não pode ser responsável pelo uso dado à informação aqui contida."


Sem comentários:

Enviar um comentário