Separadores

Serviço de Psicologia e Orientação

18/09/2020

Regressamos às aulas presenciais!

Mantemos a parceria entre a Biblioteca Escolar e o Serviço de Psicologia e Orientação na Escola Básica de Apúlia. Assim, continuaremos a deixar-vos as sugestões da Ordem dos Psicólogos Portugueses indicadas pela nossa psicóloga escolar, Vera Areal, desta vez dirigidas a pais, cuidadores e professores.


Clique sobre a imagem para aceder ao documento


30/04/2020


A Psicóloga Escolar Vera Areal sugere o documento da Ordem dos Psicólogos Portugueses que apresenta recomendações para pessoas com deficiência, cuidadores e decisores, relativas à pandemia Covid-19. Um documento de leitura simples dirigido a adultos. 


(Cicla sobre a imagem para ler)


15/04/2020


Desta vez são os professores e educadores de infância que são lembrados pela Ordem dos Psicólogos Portugueses apresentando recomendações sobre a relação e comunicação com alunos e educadores, a gestão pedagógica e o autocuidado.  


Clica sobre a imagem para aceder

13/04/2020


Amanhã recomeçam as atividades letivas e de uma forma a que não estamos habituados, sem aulas presenciais. Deixamos-vos as sugestões da Ordem dos Psicólogos Portugueses para que possam auxiliar os vossos educandos nesta nova forma de aprender.


Covid-19 "Estudar em tempo de pandemia, Guia para pais e cuidadores"


Clica sobre a imagem para aceder


06/04/2020


Deixamos-vos algumas sugestões da Ordem dos Psicólogos Portugueses para uma das maiores queixas apresentadas nas linhas de apoios psicológico.

Covid-19 "Como evitar e resolver conflitos em situação de isolamento?"


Clica sobre a imagem para aceder

02/04/2020


Mantendo a parceria entre a Biblioteca Escolar e o Serviço de Psicologia e Orientação na Escola Básica de Apúlia, continuamos a deixar-vos as sugestões da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Covid-19 "Kit de sobrevivência para pais"

Clica sobre a imagem para aceder

02/04/2020

SPO Agrupamento - Comunicado




Numa altura em que estamos em estado de pandemia e isolamento, vivemos tempos de grandes mudanças que se refletem na nossa vida pessoal, social e profissional. A comunidade educativa enfrenta agora um desafio ímpar, vendo-se na contingência de alterar drasticamente o seu funcionamento. Também os Serviços de Psicologia e Orientação têm de se adaptar a esta nova realidade.
O instrumento central da intervenção psicológica em contexto escolar é a relação de confiança, construída numa base de proximidade entre o psicólogo e o aluno. Contudo, devido às medidas de emergência implementadas a nível nacional, este contacto presencial, face a face, torna-se desaconselhável. Temos então que intervir, mas à distância, o que implica desafios acrescidos. Sabemos que, esta situação, se torna particularmente difícil para as crianças e jovens, acarretando por vezes elevados níveis de ansiedade, medo e/ou de stress acrescido. Neste momento em que temos que nos isolar, importa que sintamos a proximidade uns dos outros enquanto comunidade educativa.
Neste sentido, os Serviços de Psicologia e Orientação do agrupamento, manifestam a sua disponibilidade para apoiar a comunidade educativa, com o objetivo de minimizar o impacto negativo resultante do isolamento social. Assim, caso algum encarregado de educação ou aluno manifeste a necessidade de apoio psicológico aconselhamos a que contactem a sede do agrupamento* para que possamos operacionalizar o atendimento. Fazemos votos de que todos passem bem, e com saúde, estas próximas semanas, para que possamos regressar brevemente à nossa normalidade.
As psicólogas do agrupamento,
Amélia Areias e Vera Areal

*(nossa nota) - em alternativa preencham o formulário disponibilizado neste blogue (aqui) ou acedendo através do link situado na aplicação "Atendimento @ distância" no topo da coluna lateral esquerda deste blogue.


Na sequência da parceria que tem vindo a ser feita ao longo destes anos entre a Biblioteca Escolar e o Serviço de Psicologia e Orientação na Escola Básica de Apúlia, reservamos este espaço para vos deixar as sugestões da Ordem dos Psicólogos Portugueses e que são indicadas pela nossa psicóloga escolar, Vera Areal.


20/03/2020


Ordem dos Psicólogos explica o coronavírus aos miúdos


Clica sobre a imagem para aceder


Relaxamento para crianças -  técnicas de respiração


Clica sobre a imagem para aceder



Como lidar com uma situação de isolamento (e com crianças)






Clica sobre a imagem para aceder

Sem comentários:

Enviar um comentário