Separadores

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Portugal - História e Geografia

 



Portugal é um país da Europa e, com a sua vizinha Espanha, forma uma das muitas penínsulas europeia: - A Península Ibérica que se situa a sudoeste da Europa. Com uma extensa costa banhada pelo oceano Atlântico, é um território rico em recursos naturais, com um clima temperado e um relevo com formações bastante altas, principalmente no norte interior, por onde se dispersam as principais montanhas de Portugal. No entanto, é num dos seus arquipélagos que se situa a sua montanha mais alta.

Portugal tem, também, uma vegetação natural abundante que cresce e se desenvolve em função do clima e do relevo de cada região, havendo determinadas espécies como, por exemplo, o sobreiro e a azinheira, árvores muito resistentes, que nunca deixam cair as suas folhas, nem no inverno!

A Península Ibérica é habitada desde há milhares de anos e as primeiras comunidades humanas que, provavelmente, terão vindo de África, alimentavam-se dos frutos e raízes que iam encontrando na natureza, e dos animais que caçavam. Muitos séculos mais tarde, Portugal haveria de surgir nesse território, formando-se na luta contra os muçulmanos, num processo chamado Reconquista Cristã.

Portugal é, atualmente, uma República Democrática, onde o presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, bem como os deputados da Assembleia da República, são escolhidos através do voto dos cidadãos. Mas nem sempre foi assim. Portugal já foi uma Monarquia e durante oito séculos, sucessivos reis de várias dinastias governaram o nosso território, tendo o último rei de Portugal sido obrigado a abandonar o trono e a exilar-se em Inglaterra devido à Revolução que implantou a República a 5 de outubro de 1910.