Separadores

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

CLUBE DE LEITORES

LIVROS E COMPANHIA 
Gostas de ler?
Queres ficar a gostar de ler?
Gostas de ouvir ler?
Gostas de filmes?
Gostas de fazer teatro?
Gostas de falar sobre o que lês ou sobre so teus filmes favoritos?
Queres fazer o teu próprio livro?
Se respondeste SIM a três das perguntas este clube é para ti!

OUTRAS CONDIÇÕES PARA SERES ADMITIDO:
. Frequentares o 5º ou 6º ano de escolaridade
. Estares livre à 3º feira ou à 5ª feira entre as 14.10h e as 15.15h.
INSCREVE-TE NA BIBLIOTECA. NÃO PERCAS TEMPO:
CADA GRUPO TERÀ, NO MÁXIMO, 15 ALUNOS!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

GRANDE C E PEQUENO GRANDE C

CONCURSO DE CRIATIVIDADE PARA AS ESCOLAS

Este é um concurso dedicado a alunos do 3º ciclo e ensino secundário e tem como objetivo sensibilizar alunos e professores para a importância do Direito de Autor.
Qual é o desafio: cria a tua própria obra, concorrendo sozinho ou em grupo a uma ou mais categorias (Música, Letra, Design de capa, Video, Fotografia, Escrita Criativa e Media).
Para saberes mais clica em http://www.grandec.org/#/homepage


O Pequeno Grande C foi pensado para os alunos dos 1º e 2º ciclos. 
O que tens de fazer: concorrer com um livro inédito (um livro de autor) produzido na escola com os teus professores e colegas.

INFORMA-TE, TAMBÉM, NA BIBLIOTECA OU JUNTO DOS TEUS PROFESSORES DE 
LÍNGUA PORTUGUESA.
PARTICIPA!!!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

CONCURSO





ESCRITA, ESCOLA, CINEMA

Está disponível na página da RBE  informação relativa a um concurso, da responsabilidade dos Ministérios da Educação dos países da OEI.  Trata-se de uma iniciativa que visa promover a leitura e a escrita associadas à construção de guiões cinematográficos.
Para saberes mais clica aqui http://www.rbe.min-edu.pt/np4/367.html

Fala com o teu professor de Língua Portuguesa ou de Língua Estrangeira.

PARTICIPA!

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

ANIVERSÁRIO

A nossa Escola iniciou as atividades letivas no dia 30 de Setembro de 1991. Faz hoje vinte anos. PARABÉNS!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

AVALIAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE LEITURA

Fonte: Público

Em quatro anos há mais 20 por cento de jovens para quem a leitura é importante. Por Clara Viana

Há mais jovens a considerar que a leitura é importante para a sua vida pessoal. Em 2007, entre os que tinham 15 a 24 anos, 30,6% consideraram-na "muito importante". Em Março passado, neste grupo etário, já eram 52,4% os que afirmaram o mesmo. Este aumento da ordem dos 20 % regista-se entre o primeiro e o quinto ano de vigência do Plano Nacional de Leitura (PNL) e frisa-se no relatório de avaliação externa daquele programa.

Os resultados do último Barómetro de Opinião Pública PNL, com um inquérito desenvolvido em Março passado junto de uma amostra de 1257 indivíduos, mostram que é no grupo dos 15 aos 24 anos que se registou um maior aumento entre aqueles que consideram a leitura "muito importante" para a sua vida pessoal. A avaliação externa do plano é feita por uma equipa do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, coordenada por António Firmino da Costa. O primeiro estudo de avaliação foi divulgado em 2008.

O incremento das atividades do PNL no 3.º ciclo, desenvolvido a partir de 2008, é apontado neste estudo, a que o PÚBLICO teve acesso, como um dos "fatores que terão contribuído para a melhoria das competências de literacia dos alunos portugueses" revelada nos últimos testes do PISA, realizados em 2009 ( o PISA é um programa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico que visa medir as competências de literacia dos alunos de 15 anos).

O PNL foi lançado, pelos ministérios da Educação e da Cultura, no ano letivo de 2006/07 e completa agora a sua primeira fase. A sua ação prioritária é a promoção da leitura entre o público escolar, o que tem sido feito sobretudo através da leitura orientada em sala de aula. No relatório indica-se que esta atividade tem uma adesão de 99% nos agrupamentos e escolas do 1.º e 2.º ciclo. No 3.º ciclo passou de 80% para mais de 90% entre 2008 e 2010.
As respostas dos professores ao último inquérito online do PNL que, em 2010, foi apresentado a 809 agrupamentos e escolas não agrupadas, dão conta, contudo, que é também neste ciclo que se regista a menor percentagem dos que consideram que se registou uma melhoria significativa das competências de leitura e de literacia dos seus alunos. E, por comparação a 2007, foram menos os que em 2010 deram conta desta melhoria - passaram de 75,7% para 72,2%. Os efeitos mais positivos, neste domínio, registam-se no 1.º ciclo.

Quase 60% dos professores consideram que o PNL teve impacto na dinamização de novas atividades letivas e que levou a uma alteração e inovação nas práticas pedagógicas.  98,7% afirmam que estes lêem agora mais.