Separadores

segunda-feira, 11 de abril de 2011

PEQUENINOS ALUNOS DA "ASCRA" VISITAM A NOSSA BIBLIOTECA

 

Hoje fomos visitados pela turma dos pequeninos alunos da Educadora Cristina Lenha. Viram, em primeiro lugar, a exposição sobre O Dia Internacional do Livro Infantil, subindo depois para a BE, onde se deliciaram a folhear livros e a ouvir histórias da Biblioteca Digital. Voltem sempre!

terça-feira, 5 de abril de 2011

CONCURSO LITERÁRIO


No âmbito da colaboração que a Biblioteca tem dado ao Projecto Escola-Sono, decorreu o Concurso Literário, destinado aos alunos do 2º ciclo, com base no livro O meu amigo, o sono. Participaram 37  alunos, que demonstraram muito entusiasmo e conhecimento da obra. Os campeões foram:
5º ANO
Ana Rita Lourenço Real, 5º A
Duarte Vasco Eiras,5º B
6º ANO
Ana Rita Torre, 6º C
Catarina da Silva Moreira, 6ºC

Parabéns aos vencedores!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL



 
No dia 2 de Abril assinala-se o DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL. Em 2 de Abril de 1805 nasceu Hans Christian Andersen, escritor dinamarquês que nos deixou alguns dos mais belos e mágicos contos para crianças.  Para marcar esta data, a Biblioteca Escolar montou uma exposição no átrio da Escola, com painéis e livros de alguns  representativos autores da literatura infantil e preparou, também,  um guião para a sua exploração. Durante a próxima semana haverá visitas guiadas pelos professores de Língua Portuguesa.

quarta-feira, 30 de março de 2011

HISTÓRIAS DA AVÓ MANELA

Manuela Monteiro, escritora e natural de Vila Nova de Famalicão, animou, na tarde de 28 de Maio, a Biblioteca da Escola de Agra / Fonte Boa, encantando com histórias mágicas os pequenos ouvintes do pré escolar e 1º ciclo
Professora aposentada, Manuela Monteiro dedica-se actualmente à escrita, tendo publicado:
. Histórias da avó Manela
. Mariana
. A Flor da Alegria (PNL)
. A Montanha da Lua
. A casa da Romãzeira
As histórias também sevem para embalar...e sonhar!

terça-feira, 29 de março de 2011

O MEU AMIGO, O SONO

No dia 23 de Março, no âmbito do Projecto Sono-Escolas, alunos das turmas do 6ºA e do 6ºC subiram ao palco do Salão Paroquial de Apúlia, como verdadeiros actores, para procederem à dramatização da adaptação da obra "O meu amigo, o sono".A peça terminou  com uma coreografia, com base na canção "O relógio mandão", dançada pelos pequenos e simpáticos alunos dos 1º e 2º anos da EBI. Na assistência contámos com a honrosa presença das autoras do livro, Professoras Doutoras Teresa Paiva e Helena Rebelo Pinto que, de seguida, efectuaram uma palestra sobre O sono e a qualidade de vida.
Como ouvintes participativos, estiveram presentes diversos professores, funcionários da Escola, encarregados de educação e alunos.

segunda-feira, 21 de março de 2011

DIA MUNDIAL DA POESIA

Neste lindíssimo dia de sol, além da entrada da Primavera, assinala-se o Dia Mundial da Poesia. Por isso, vou aqui deixar um poema de Alexandre O'Neill. Espero que leiam outros, não apenas hoje mas sempre que a vontade surgir.


                      


                                  Amigo

                                        Mal nos conhecemos
                                        Inauguramos a palavra amigo!

                                        Amigo é um sorriso
                                        De boca em boca,
                                        Um olhar bem limpo

                                        Uma casa, mesmo modesta, que se oferece.
                                        Um coração pronto a pulsar
                                        Na nossa mão!

                                        Amigo (recordam-se, vocês aí,
                                        Escrupulosos detritos?)
                                        Amigo é o contrário de inimigo!


                                        Amigo é o erro corrigido,
                                        Não o erro perseguido, explorado.
                                        É a verdade partilhada, praticada.

                                        Amigo é a solidão derrotada!

                                        Amigo é uma grande tarefa,
                                        Um trabalho sem fim,
                                        Um espaço útil, um tempo fértil,
                                        Amigo vai ser, é já uma grande festa!

                          
                                                                    Alexandre O'Neill