segunda-feira, 11 de abril de 2011
terça-feira, 5 de abril de 2011
CONCURSO LITERÁRIO
No âmbito da colaboração que a Biblioteca tem dado ao Projecto Escola-Sono, decorreu o Concurso Literário, destinado aos alunos do 2º ciclo, com base no livro O meu amigo, o sono. Participaram 37 alunos, que demonstraram muito entusiasmo e conhecimento da obra. Os campeões foram:
5º ANO
Ana Rita Lourenço Real, 5º A
Duarte Vasco Eiras,5º B
6º ANO
Ana Rita Torre, 6º C
Catarina da Silva Moreira, 6ºC
Parabéns aos vencedores!
sexta-feira, 1 de abril de 2011
DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL
No dia 2 de Abril assinala-se o DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL. Em 2 de Abril de 1805 nasceu Hans Christian Andersen, escritor dinamarquês que nos deixou alguns dos mais belos e mágicos contos para crianças. Para marcar esta data, a Biblioteca Escolar montou uma exposição no átrio da Escola, com painéis e livros de alguns representativos autores da literatura infantil e preparou, também, um guião para a sua exploração. Durante a próxima semana haverá visitas guiadas pelos professores de Língua Portuguesa.
quarta-feira, 30 de março de 2011
HISTÓRIAS DA AVÓ MANELA
Manuela Monteiro, escritora e natural de Vila Nova de Famalicão, animou, na tarde de 28 de Maio, a Biblioteca da Escola de Agra / Fonte Boa, encantando com histórias mágicas os pequenos ouvintes do pré escolar e 1º ciclo
Professora aposentada, Manuela Monteiro dedica-se actualmente à escrita, tendo publicado:
. Histórias da avó Manela
. Mariana
. A Flor da Alegria (PNL)
. A Montanha da Lua
terça-feira, 29 de março de 2011
O MEU AMIGO, O SONO
No dia 23 de Março, no âmbito do Projecto Sono-Escolas, alunos das turmas do 6ºA e do 6ºC subiram ao palco do Salão Paroquial de Apúlia, como verdadeiros actores, para procederem à dramatização da adaptação da obra "O meu amigo, o sono".A peça terminou com uma coreografia, com base na canção "O relógio mandão", dançada pelos pequenos e simpáticos alunos dos 1º e 2º anos da EBI. Na assistência contámos com a honrosa presença das autoras do livro, Professoras Doutoras Teresa Paiva e Helena Rebelo Pinto que, de seguida, efectuaram uma palestra sobre O sono e a qualidade de vida.
Como ouvintes participativos, estiveram presentes diversos professores, funcionários da Escola, encarregados de educação e alunos.
Como ouvintes participativos, estiveram presentes diversos professores, funcionários da Escola, encarregados de educação e alunos.
segunda-feira, 21 de março de 2011
DIA MUNDIAL DA POESIA
Neste lindíssimo dia de sol, além da entrada da Primavera, assinala-se o Dia Mundial da Poesia. Por isso, vou aqui deixar um poema de Alexandre O'Neill. Espero que leiam outros, não apenas hoje mas sempre que a vontade surgir.
Amigo
Mal nos conhecemos
Inauguramos a palavra amigo!
Amigo é um sorriso
De boca em boca,
Um olhar bem limpo
Uma casa, mesmo modesta, que se oferece.
Um coração pronto a pulsar
Na nossa mão!
Amigo (recordam-se, vocês aí,
Escrupulosos detritos?)
Amigo é o contrário de inimigo!
Amigo é o erro corrigido,
Não o erro perseguido, explorado.
É a verdade partilhada, praticada.
Amigo é a solidão derrotada!
Amigo é uma grande tarefa,
Um trabalho sem fim,
Um espaço útil, um tempo fértil,
Amigo vai ser, é já uma grande festa!
Alexandre O'Neill
Subscrever:
Mensagens (Atom)




