No dia 2 de Abril assinala-se o DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL. Em 2 de Abril de 1805 nasceu Hans Christian Andersen, escritor dinamarquês que nos deixou alguns dos mais belos e mágicos contos para crianças. Para marcar esta data, a Biblioteca Escolar montou uma exposição no átrio da Escola, com painéis e livros de alguns representativos autores da literatura infantil e preparou, também, um guião para a sua exploração. Durante a próxima semana haverá visitas guiadas pelos professores de Língua Portuguesa.
sexta-feira, 1 de abril de 2011
quarta-feira, 30 de março de 2011
HISTÓRIAS DA AVÓ MANELA
Manuela Monteiro, escritora e natural de Vila Nova de Famalicão, animou, na tarde de 28 de Maio, a Biblioteca da Escola de Agra / Fonte Boa, encantando com histórias mágicas os pequenos ouvintes do pré escolar e 1º ciclo
Professora aposentada, Manuela Monteiro dedica-se actualmente à escrita, tendo publicado:
. Histórias da avó Manela
. Mariana
. A Flor da Alegria (PNL)
. A Montanha da Lua
terça-feira, 29 de março de 2011
O MEU AMIGO, O SONO
No dia 23 de Março, no âmbito do Projecto Sono-Escolas, alunos das turmas do 6ºA e do 6ºC subiram ao palco do Salão Paroquial de Apúlia, como verdadeiros actores, para procederem à dramatização da adaptação da obra "O meu amigo, o sono".A peça terminou com uma coreografia, com base na canção "O relógio mandão", dançada pelos pequenos e simpáticos alunos dos 1º e 2º anos da EBI. Na assistência contámos com a honrosa presença das autoras do livro, Professoras Doutoras Teresa Paiva e Helena Rebelo Pinto que, de seguida, efectuaram uma palestra sobre O sono e a qualidade de vida.
Como ouvintes participativos, estiveram presentes diversos professores, funcionários da Escola, encarregados de educação e alunos.
Como ouvintes participativos, estiveram presentes diversos professores, funcionários da Escola, encarregados de educação e alunos.
segunda-feira, 21 de março de 2011
DIA MUNDIAL DA POESIA
Neste lindíssimo dia de sol, além da entrada da Primavera, assinala-se o Dia Mundial da Poesia. Por isso, vou aqui deixar um poema de Alexandre O'Neill. Espero que leiam outros, não apenas hoje mas sempre que a vontade surgir.
Amigo
Mal nos conhecemos
Inauguramos a palavra amigo!
Amigo é um sorriso
De boca em boca,
Um olhar bem limpo
Uma casa, mesmo modesta, que se oferece.
Um coração pronto a pulsar
Na nossa mão!
Amigo (recordam-se, vocês aí,
Escrupulosos detritos?)
Amigo é o contrário de inimigo!
Amigo é o erro corrigido,
Não o erro perseguido, explorado.
É a verdade partilhada, praticada.
Amigo é a solidão derrotada!
Amigo é uma grande tarefa,
Um trabalho sem fim,
Um espaço útil, um tempo fértil,
Amigo vai ser, é já uma grande festa!
Alexandre O'Neill
quinta-feira, 17 de março de 2011
INTERNET SEGURA
Um grupo de alunos do 8º, 9º e turmas CEF da nossa Escola participou, no dia 15 de Março, numa sessão de sensibilização sobre Internet Segura. A sessão foi organizada pela Biblioteca Municipal de Esposende e realizada pelo Departamento de Investigação Criminal da Polícia Judiciária de Braga. Através da apresentação de casos concretos, os oradores pretenderam alertar os jovens sobre os diversos perigos a que estão sujeitos se não tiverem cuidado na forma como utilizam a Internet.
Os alunos que estiveram presentes na sessão irão,agora, partilhar, nas aulas de Formação Cívica, com os seus colegas de turma aquilo que aprenderam.
quinta-feira, 3 de março de 2011
"O meu amigo, o sono"
No dia 23 de Março, pelas 17.30, terá lugar, no salão Paroquial de Apúlia, a peça de teatro "O meu amigo, o sono" (adaptação feita pela Biblioteca Escolar do livro com o mesmo nome).
Seguir-se-á uma palestra, pensada sobretudo para os Encarregados de Educação, proferida pelas professoras Doutoras Teresa Paiva e Helena Rebelo Pinto, sobre a importância do sono em crianças e adolescentes. A organização da palestra é da responsabilidade do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais.
Subscrever:
Mensagens (Atom)


