No dia 23 de Março, no âmbito do Projecto Sono-Escolas, alunos das turmas do 6ºA e do 6ºC subiram ao palco do Salão Paroquial de Apúlia, como verdadeiros actores, para procederem à dramatização da adaptação da obra "O meu amigo, o sono".A peça terminou com uma coreografia, com base na canção "O relógio mandão", dançada pelos pequenos e simpáticos alunos dos 1º e 2º anos da EBI. Na assistência contámos com a honrosa presença das autoras do livro, Professoras Doutoras Teresa Paiva e Helena Rebelo Pinto que, de seguida, efectuaram uma palestra sobre O sono e a qualidade de vida.
Como ouvintes participativos, estiveram presentes diversos professores, funcionários da Escola, encarregados de educação e alunos.
terça-feira, 29 de março de 2011
segunda-feira, 21 de março de 2011
DIA MUNDIAL DA POESIA
Neste lindíssimo dia de sol, além da entrada da Primavera, assinala-se o Dia Mundial da Poesia. Por isso, vou aqui deixar um poema de Alexandre O'Neill. Espero que leiam outros, não apenas hoje mas sempre que a vontade surgir.
Amigo
Mal nos conhecemos
Inauguramos a palavra amigo!
Amigo é um sorriso
De boca em boca,
Um olhar bem limpo
Uma casa, mesmo modesta, que se oferece.
Um coração pronto a pulsar
Na nossa mão!
Amigo (recordam-se, vocês aí,
Escrupulosos detritos?)
Amigo é o contrário de inimigo!
Amigo é o erro corrigido,
Não o erro perseguido, explorado.
É a verdade partilhada, praticada.
Amigo é a solidão derrotada!
Amigo é uma grande tarefa,
Um trabalho sem fim,
Um espaço útil, um tempo fértil,
Amigo vai ser, é já uma grande festa!
Alexandre O'Neill
quinta-feira, 17 de março de 2011
INTERNET SEGURA
Um grupo de alunos do 8º, 9º e turmas CEF da nossa Escola participou, no dia 15 de Março, numa sessão de sensibilização sobre Internet Segura. A sessão foi organizada pela Biblioteca Municipal de Esposende e realizada pelo Departamento de Investigação Criminal da Polícia Judiciária de Braga. Através da apresentação de casos concretos, os oradores pretenderam alertar os jovens sobre os diversos perigos a que estão sujeitos se não tiverem cuidado na forma como utilizam a Internet.
Os alunos que estiveram presentes na sessão irão,agora, partilhar, nas aulas de Formação Cívica, com os seus colegas de turma aquilo que aprenderam.
quinta-feira, 3 de março de 2011
"O meu amigo, o sono"
No dia 23 de Março, pelas 17.30, terá lugar, no salão Paroquial de Apúlia, a peça de teatro "O meu amigo, o sono" (adaptação feita pela Biblioteca Escolar do livro com o mesmo nome).
Seguir-se-á uma palestra, pensada sobretudo para os Encarregados de Educação, proferida pelas professoras Doutoras Teresa Paiva e Helena Rebelo Pinto, sobre a importância do sono em crianças e adolescentes. A organização da palestra é da responsabilidade do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais.
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
CONCURSO NACIONAL DE LEITURA
A fase distrital do Concurso Nacional de Leitura terá lugar no Auditório da Câmara Municipal de Barcelos, no dia 9 de Abril, pelas 13.30h.
Os livros seleccionados são os seguintes:
. Diário cruzado de João e Joana, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
. Vento, Areia e Amoras Bravas, Agustina Bessa Luís
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
PROJECTOS DE LEITURA
No nosso Agrupamento estão a ser desenvolvidos os projectos lançados pelo Plano Nacional de Leitura com vista à promoção da leitura em família e interacção entre a escola / família: "Leitura em vai e vem" pensado para os alunos do pré-escolar e "Já sei ler" destinado aos alunos do 1º ciclo. Esta semana tivemos a oportunidade de ver os trabalhos desenvolvidos entre os alunos e os pais da Escola do 1º ciclo de Agra Fonte Boa, com base nas obras lidas. Deixamos aqui algumas imagens que comprovam o interesse pelo projecto.
Brevemente colocaremos imagens dos trabalhos realizados, com igual motivação, nas outras escolas.
Subscrever:
Mensagens (Atom)




