Separadores

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

A fase distrital do Concurso Nacional de Leitura terá lugar no Auditório da Câmara Municipal de Barcelos, no dia 9 de Abril, pelas 13.30h.
Os livros seleccionados são os seguintes:

. Diário cruzado de João e Joana, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada


. Vento, Areia e Amoras Bravas, Agustina Bessa Luís




terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

PROJECTOS DE LEITURA

No nosso Agrupamento estão a ser desenvolvidos os projectos lançados pelo Plano Nacional de Leitura com vista à promoção da leitura em família e interacção entre a escola / família: "Leitura em vai e vem" pensado para os alunos do pré-escolar e "Já sei ler" destinado aos alunos do 1º ciclo. Esta semana tivemos a oportunidade de ver os trabalhos desenvolvidos entre os alunos e os pais da Escola do 1º ciclo de Agra Fonte Boa, com base nas obras lidas. Deixamos aqui algumas imagens que comprovam o interesse pelo projecto. 






Brevemente colocaremos imagens dos trabalhos realizados, com igual motivação, nas outras escolas.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

OS MELHORES MUSEUS DO MUNDO SEM SAIR DE CASA





The book, Juan Gris









O Google fez uma parceria com dezassete dos museus de arte mais importantes do mundo, o que nos permite visualizar mais de mil obras. Para isso, basta entrar em Google Art Project.

BIBLIOTECAS ESCOLARES GANHAM IMPORTÂNCIA

Em notícia do jornal Sol, um estudo europeu revela que as bibliotecas escolares e municipais estão a ganhar importância como espaços privilegiados para utilização da Internet. De acordo com o estudo, a procura da biblioteca por jovens portugueses, para aceder à Internet, é o dobra da média europeia. "Este estudo vem reforçar o potencial das bibliotecas, que deve ser pensado. As bibliotecas são locais de socialização e um potencial para intervenção activa em matéria de segurança" afirma Cristina Ponte, coordenadora nacional do estudo.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

CONCURSO
FAÇA LÁ UM POEMA

2010.2011
       Concurso  promovido pelo Plano Nacional de Leitura

   TRABALHOS PREMIADOS NA EBI APÚLIA

         A NATUREZA

De manhã ao acordar
Admiro a Natureza
A terra, o céu, o Sol e o mar e digo:
-Tudo isto é uma beleza!

A Natureza é amiga
Todos a devemos respeitar.
Proteger os animais e plantas,
Quer seja na terra ou no mar.

A água que existe na terra
Tanta falta nos faz!
Proteger e cuidar o ambiente
Para podermos viver em paz.
         
Até o Sol e a Lua
Na Natureza têm uma missão
O Sol dá luz ao dia
       A Lua dá luz à escuridão.

O Homem pode utilizar a Natureza
Para correr, saltar e brincar,
Mas não deve cortar as árvores
Porque precisamos delas para respirar.

Tudo o que há de belo na Natureza
Foi Deus quem criou
Se hoje está mal
Foi o homem quem estragou
                        

Cuidem bem da Natureza
Comecem já a reciclar,
Para que o lixo à deriva
Não vá parar ao mar.
Ana Rita Lourenço Real, nº6, 5ºA




                             O AMOR
Nasce no coração
Como uma flor no jardim
Inunda os meus pensamentos
Transborda felicidade
Canta na minha alma
Até se sente o coração
Das ondas do mar a bater
E sente-se assim

Quando morre
Deixa no nosso coração
Um buraco negro
A nossa alma parece
Que está perdida no universo
Sem rumo nem direcção
    Mónica Carvalho Rebelo Machado -  7.º A 
PARABÉNS ÀS NOSSAS POETAS