Separadores

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

FEIRA DO LIVRO: uma pequena reportagem





.


 AS FADAS

As fadas...eu creio nelas!
Umas são moças e belas,
Outras, velhas de pasmar...
Umas vivem nos rochedos,
Outras, à beira do mar...

Algumas em fonte fria
Escondem-se, enquanto é dia, 
Saem só ao escurecer...
Outras, debaixo da terra,
Nas grutas verdes da serra,
É que se vão esconder...

O luar é os seus amores!
Sentadinhas entre as flores,
Ficam horas sem fim,
Cantando suas cantigas,
Fiando suas estrigas,
Em roca de ouro e marfim.

Umas têm mando nos ares;
Outras, na terra, nos mares;
E todas trazem na mão
Aquela vara famosa,
A varinha de condão!

Mas com tudo isto, as fadas
São muito desconfiadas:
Quem as vê não há-de rir,
Querem elas que as respeitem,
E não gostam que as espreitem,
Nem se lhes há-de mentir.

E têm vinganças terríveis! 
Semeiam coisas horríveis,
Que nascem logo do chão...
Línguas de fogo,que estalam!
Sapos com asas, que falam!
Um anão preto! Um dragão!

Quantas vezes, já deitado,
Mas sem sono, inda acordado,
Me ponho a considerar,
Que condão eu pediria,
Se uma fada, um belo dia,
Me quisesse a mim fadar...

Oh, se esta noite, sonhando,
Alguma fada, engraçando
Comigo (podia ser)
Me tocasse coa varinha
E fosse minha madrinha,
Mesmo a dormir, sem a ver...

E que amanhã acordasse
E me achasse... eu sei! me achasse
Feito um príncipe, um emir!...
Até já, imaginando,
Meus olhos se estam fechando...
Deixa-me já já dormir!

Antero de Quental


terça-feira, 16 de novembro de 2010

TAMBÉM É IMPORTAMTE "SONHAR"


Se o sono é importante, sonhar também o é. Não é verdade que o"o sonho comanda a vida"?
Lembremos uma história contada por Maria Emília Traça (1992):
Era uma vez um famoso físico chamado Albert Einstein, que um dia encontrou uma senhora extremamente desejosa de ver o seu filho triunfar numa carreira científica. A senhora pediu ao sábio que lhe desse conselhos sobre a educação do seu filho, em particular sobre o tipo de livros que lhe deveria ler.
– ‘Contos de fadas’, respondeu Einstein, sem hesitar.
– ‘Está bem, mas que deverei ler-lhe em seguida?’, perguntou a ansiosa mãe.
– ‘Mais Contos de fadas’, replicou o grande cientista acenando com o seu cachimbo como um feiticeiro que prenuncia um final feliz para uma longa aventura.”
DEIXEMOS AS NOSSAS CRIANÇAS SONHAR!



quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Continuando a falar de sono

No seu livro, "Os Mistérios do Sono"(adequado a um público adolescente), dizem as autoras: " Portugal é um país privado de sono. Essa privação em crianças e adolescentes, numa fase da vida em que há importantes processos de maturação do corpo e do cérebro, vai ter neles consequências muito negativas para o resto da vida, com riscos de doenças graves e crónicas como hipertensão, diabetes, obesidade, depressão e insónia. No presente tem graves implicações, não só na saúde como, também, no sucesso escolar e no bem-estar psicológico e social"

LÊ, AGORA, O QUE SE SEGUE. VÊ SE TE RECONHECES!

"Se ficas acordado até tarde;
Se mandas SMS até de madrugada;
Se estás com o PC ou a Playstation pela noite dentro;
Se fazes directas antes dos testes;
Se fazes noitadas e te deitas pela manhã;
Se andas com sono porque dormes pouco;
Se tens  insónias e não dormes bem;
Se ressonas;
Se o teu sono não é descansado;
Se adormeces em qualquer lado;
Se te acontecem coisas esquisitas à noite;
Se não consegues cumprir horários;
Se dormes bem e queres saber porquê
Este livro é para ti.

          


         (Aconselhado a leitores entre o 8 e os 12 anos)      
                                
"Dormes bem ou dormes mal?
És magro ou és gordo?
Estás com atenção ou adormeces nas aulas?
Sentes-te contente ou sentes-te infeliz?
Tens boas notas ou tens más notas?
Sabes que nisto tudo o sono pode ajudar?
Dormir é bom e faz bem!"



 
E PARA OS MAIS PEQUENINOS...

"Devemos deitar mais cedo?
Dormir é bom afinal?
Não é preciso ter medo?
Os sonhos não fazem mal?

Claro que não, meu amor
Dormir é bom e faz bem.
 
Se não dormires a valer
Vais ter mais constipações
É mais difícil crescer
E aprender as lições"

Conferência: O Sono em crianças e adolescentes







Estudos recentes comprovam que em Portugal as taxas de sonolência excessiva nos nossos estudantes tem um claro impacto no insucesso escolar. 
O Projecto Sono-Escolas procura responder a esta grave situação, propondo actividades, adequados a diferentes níveis etários, que as próprias escolas podem desenvolver no âmbito dos seus currículos.
São coordenadoras do Projecto a Prof. Doutora Teresa Paiva, médica neurologista, professora da Faculdade de Medicina de Lisboa, especialista em Medicina do Sono e autora de numerosos obras sobre o tema, e a Prof. Doutora Helena Rebelo Pinto, psicóloga, professora da Faculdade de Psicologia de Lisboa, especialista em Psicologia da Educação e autora de diversos programas educativos. O Projecto tem o apoio da Universidade de Lisboa e da sua Faculdade de Medicina, do Ministério da Educação, do Plano Nacional de Leitura e do Alto Comissariado para a Saúde.
As duas especialistas darão uma conferência, a convite do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais da Escola Básica Integrada de Apúlia, no dia 14 de Dezembro, no Auditório Municipal de Esposende. A sessão terá a seguinte programação:
.  17.30h: recepção, apresentação dos livros e materiais de apoio;
. 18.30h: início da conferência proferida pelas Profs. Doutoras Teresa Paiva e Helena Rebelo Pinto;
.  20.00h: encerramento

terça-feira, 9 de novembro de 2010

A importância do sono

A Feira do livro chegou ao fim! Livros vendidos, número de visitantes, contas feitas... o saldo foi positivo.
Dos livros presentes na Feira, vamos destacar três das mesmas autoras, já que vão ser alvo de um trabalho da responsabilidade do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, com o qual a Biblioteca irá colaborar.
O tema do trabalho é "A importância do sono" e sobre ele as autoras Teresa Paiva e Helena Rebelo Pinto, com a colaboração da ilustradora Danuta Wojciechowska, já editaram três livros, pensando nas diferentes faixas etárias. São eles: "Os mistérios do sono", "O meu amigo o sono" e "Dormir é bom, Dormir faz bem".