quarta-feira, 9 de Novembro de 2011

Quem foi COMENIUS?


             Mestre, cientista, escritor e eclesiástica protestante.

Nasceu no dia 28 de março de 1592, na Morávia atualmente território da República Checa.
Ficou órfão aos 12 anos e foi criado sem afeto, com a imagem terrível do professor despótico, as lições pretensamente dogmáticas, dotadas de uma verdade absoluta, as temidas palmatórias e a característica severidade da época.
Estes elementos compõem a infância e a juventude de Comenius, e é justamente a forma como eles marcam seu espírito que o levam a desenvolver os alicerces do que ele considera a Didática Moderna, sistematizada na sua obra principal Didática Magna. O escritor converte-se, então, no primeiro educador ocidental a privilegiar a interação entre os pólos instrução/aprendizagem, do ponto de vista das distinções entre estes princípios,  teoria, sem dúvida, inovadora para a época.
Em 1628 vai para a Polónia exilando-se dos assédios da intolerância religiosa. Aí o elabora panfletos de natureza religiosa, estimulando seus companheiros de fé. popularidade do seu sistema de ensino reafirma a igualdade de direito de todos os indivíduos no acesso ao conhecimento. Ele propõe a educação concreta e persistente, uma pedagogia veloz, econômica e sem esforço excessivo; a instrução com base na vivência quotidiana de cada um; o saber científico e artístico integral; o ensino congregado em um todo.
Os seus ideais permitiram o surgimento, 300 anos depois, de um órgão como a UNESCO.

Sem comentários:

Enviar um comentário